Ética, serviço e honra samurai - Uma cultura sem igual

          No Brasil é uma pena que a maioria das pessoas só conheçam os samurais atraves de poucas histórias, games e filmes. A verdadeira história dos samurais que durou quase oitocentos anos é repleta de casos de superação, serviço, honra, amor, dedicação e de muita coragem.

          O Bushido é o código de conduta do samurai, por ele e para ele vivia estes guerreiros que dedicavam suas vidas e ao mesmo tempo estavam prontos para morrer por uma causa nobre ou mesmo para defender suas vidas de e seus senhores.

dhk1zbi9idaw977imlza.jpg
                                Samurai praticando o Haraquiri

          Ouvi dizer de um certo samurai muito corajoso que tinha por caracteristica conluir ttodas as tarefas que iniciava e que por toda sua vida havia servido ao seu senhor. Em um determinado tempo de sua rotina diária a casa deste senhor foi acometida de um grande incêndio, e este incêndio tomava toda a casa enquanto o próprio senhor com sua família e seus criados ficavam do lado de fora assitindo o evento e a destruição de todo o patrimônio. O senhor daquela casa então lamentou dizendo: "Não fico triste pela perda da casa e dos móveis, pois são coisas que podemos susbtituir, fico triste pela minha árvore genealógica que se queimará, isto sim tem grande importancia para mim".

          Então aquele samurai que havia servido ao seu senhor disse: "Há muito tempo tenho pensado em servir ao meu senhor com minha própria vida, então vou entrar na cada e pegar o documento". Então aquele samurai entrou na casa e o fogo tomou conta de toda aquela construção e a derrubou. Porém ao final do incêndio o corpo do samurai foi encontrado de bruço no jardim da casa, estava muito queimado, e quando foi virado saiu sangue de sua barriga, foi aí que perceberam que o samurai havia cortado sua própia barriga para guardar o documento e preservá-lo do incêndio. A partir daquele momento o documento foi denominado de "genealogia de sangue".

          Por mais incrível que pareça esta história é real, e a dedicação e fidelidade, além de amor e gratidão do samurai pelo seu senhor mostra a origem do povo japonês e como eles puderam se desenvolver e crescer com base em uma doutrina ética e honrada. Ainda hoje percebemos a influência da filosofia samurai no Japão moderno, suas crenças, código de conduta, ética, comportamentos no levam a pensar e a refletir sobre esta importante cultura que nos deixa grandes ensinamentos e talvez seja a mais respeitada dentre todas as outras.

          O samurai não era apenas um soldado lutador, era um homem honrado, sábio, trabalhador a serviços de seu senhor e sempre que não estivesse fazendo seu trabalho de serviçal, estava estudando e praticando suas habilidades para servir cada vez melhor ao seu senhor, ele superava suas limitações, era destemido, forte e dedicado e ainda hoje tem muitoo a nos ensinar.


Referência:

Tsunetomo, Yamamoto. (2014) Hagakure. Hunter. SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 princípios de vida do melhor samurai de todos os tempos

O Decálogo de Vladimir Llitch Lenin

O sul é meu país?