Entre o planejar e o executar II

Entre o planejar e o executar II

Entre o planejar e o executar existe um oceano agitado e de difícil navegação. Há um ditado que diz: “Mar calmo não produz bons marinheiros”. O momento de retração econômica atual demanda uma busca por metodologias rápidas e facilmente disponíveis para que deem suporte aos gestores durante a execução do planejamento estratégico.

                                    Anibal de Cartago na guerra contra Roma

Em geral somos bons planejadores e executores dramáticos e sofríveis, e este drama e sofrimento de que falo está nas dificuldades encontradas para superar os obstáculos ao mesmo tempo em que se desenvolve habilidades e capacidades que garantirão a execução do plano e os gráficos crescentes com ótimos resultados.

O diferencial que fez nações vencedoras de nações perdedoras foi a estratégia e ainda é. Ter uma estratégia é sempre melhor do que não ter nenhuma. A estratégia aumentará as possibilidades de vitória ao mesmo tempo em que reduz drasticamente os riscos.
Estrategistas práticos como Abilio Diniz, Konosuke Matsushita, Silvio Santos ou Telê Santana no futebol foram pessoas que souberam organizar os seus recursos om inteligência e usá-los de modo que obtivessem o maior sucesso no futuro, e assim se conspiraram para receberem a recompensa pelos seus esforços.


O Instituto Seven-in Business Coaching em sua exclusiva metodologia de Lean estrategic capacita estrategicamente um grupo de pessoas para que estes executem o planejamento estratégico usando menores recursos ao mesmo tempo em que se tem menor destruição. Assim como fez Sun Tzu na batalha de Chu em seu livro a Arte da guerra.


Anibal foi um bom estrategista, mas não sabia usar o beneficio de suas conquistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 princípios de vida do melhor samurai de todos os tempos

O Decálogo de Vladimir Llitch Lenin

O sul é meu país?