Pagar bom salário e bom plano de saúde não é suficiente para superar a crise

Pagar bom salário e bom plano de saúde não é suficiente para superar a crise




          O momento de retração no mercado é também momento de investir em relacionamento. Empresas que estão pagando bons salários e plano de saúde ainda não estão protegidas dos efeitos de uma eminente crise ou retração do mercado.

          Um dos objetivos da estratégia é capturar e neutralizar ameaças e uma ameaça crescente e silenciosa ao mesmo tempo está tomando conta das empresas e os gestores precisam ser alertados.

          Esta ameaça está na falta de preparo organizacional das equipes para superar os desafios que somados à pressão psicológica provocada pelo momento de incertezas dificulta os relacionamentos entre os funcionários.

            A harmonia é vista como o principal atributo estratégico de grande importância para fortalecer os relacionamentos ao mesmo tempo em que se multiplica os sentimentos de simpatia, ternura, afeição e admiração entre os membros da equipe.

          Este atributo estratégico foi largamente usado por Konosuke Matsushita quando fundou a           Panasonic ele cultivou esta positiva característica entre sua equipe. Praticando a harmonia os funcionários de Matsushita junto com a empresa recebiam outros “salários”, ou seja recompensas advindas do comportamento da equipe..

          Salário cultura – Uma das recompensas organizacionais recebidas pela prática da harmonia é o salário cultura que se traduz em uma organização colaborativa com grande participação de todas as pessoas e foco para superar os períodos de recessão, e no caso da Panasonic estas recessões foram os problemas das duas grandes guerras inclusive o da bomba de Hiroshima que devastou o Japão mas não devastou o entusiasmo das pessoas em superar todos os problemas vindos da guerra.

          Salário bem estar – Este salário se traduz no bom desenvolvimento do clima organizacional e especial atenção e concentração nos relacionamentos que quanto mais próximos e afetivos, mais soluções produzirão e assim mais obstáculos eram superados.

         Salário competitivo – O salário competitivo se traduz no conjunto de benefícios de que percebe os funcionários e por este salário batalham para permanecer na empresa. Estes benefícios são: confiança, relativa estabilidade e especial reconhecimento pelos seus esforços em superar os desafios.

          A harmonia produz sinergia que em termos empresariais se traduz na força participativa e compartilhada para que todos os objetivos e todas as metas sejam alcançadas e depois comemoradas em conjunto.
            A harmonia deve ser semeada pelo grupo gestor da empresa, e ela nascerá rapidamente no seio da equipe executora dos trabalhos que sustentam as atividades da empresa dando sinergia ao processo de execução do planejamento estratégico.

           Há um louvável exemplo de semear sinergia nas práticas de um empresário que percebeu que dois de seus funcionários sempre conversavam sobre soluções de problemas quando estavam juntos mesmo quando estavam fora do trabalho. Assim ele promoveu a carona solidária dando uma ajuda financeira para o combustível para que os funcionários fossem juntos no mesmo carro para o trabalho e assim já começassem a discutir soluções antes mesmo de começar a trabalhar.  
      
          Outros exemplos práticos podem ser:

          Desafiar os funcionários para que todos os dias na hora do café alguém conte uma história positiva, podendo ser um exemplo metafórico ou uma história real. O foco no positivo irá mudar o inconscientemente a forma como as pessoas veem os desafios, funciona relativamente em médio prazo.

         Invista em palestras motivacionais. O mercado oferece boas palestras que são plenamente viáveis e faça com que os funcionários se sintam valorizados eles são os recursos mais importantes de uma empresa. 

          A maior prática de aumento da harmonia e consequentemente aumento da sinergia é com certeza o investimento em treinamento comportamental dos funcionários e o oferecimento de segurança do emprego em meio o ambiente hostil.


          Lembre-se que após todos os períodos de crise há um ou mais períodos de crescimento e seus funcionários estarão muito mais preparados e capacitados para galgar novos patamares de crescimento em direção ao seu sucesso. 

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