Pagar bom salário e bom plano de saúde não é suficiente para superar a crise
Pagar bom salário e bom plano de saúde não é suficiente para superar a
crise
O momento de retração no mercado
é também momento de investir em relacionamento. Empresas que estão pagando bons
salários e plano de saúde ainda não estão protegidas dos efeitos de uma
eminente crise ou retração do mercado.
Um dos objetivos da estratégia é
capturar e neutralizar ameaças e uma ameaça crescente e silenciosa ao mesmo
tempo está tomando conta das empresas e os gestores precisam ser alertados.
Esta ameaça está na falta de
preparo organizacional das equipes para superar os desafios que somados à
pressão psicológica provocada pelo momento de incertezas dificulta os
relacionamentos entre os funcionários.
A harmonia é vista como o principal
atributo estratégico de grande importância para fortalecer os relacionamentos
ao mesmo tempo em que se multiplica os sentimentos de simpatia, ternura,
afeição e admiração entre os membros da equipe.
Este atributo estratégico foi
largamente usado por Konosuke Matsushita quando fundou a Panasonic ele cultivou
esta positiva característica entre sua equipe. Praticando a harmonia os
funcionários de Matsushita junto com a empresa recebiam outros “salários”, ou
seja recompensas advindas do comportamento da equipe..
Salário cultura – Uma das recompensas organizacionais recebidas pela
prática da harmonia é o salário cultura que se traduz em uma organização
colaborativa com grande participação de todas as pessoas e foco para superar os
períodos de recessão, e no caso da Panasonic estas recessões foram os problemas
das duas grandes guerras inclusive o da bomba de Hiroshima que devastou o Japão
mas não devastou o entusiasmo das pessoas em superar todos os problemas vindos
da guerra.
Salário bem estar – Este salário se traduz no bom desenvolvimento
do clima organizacional e especial atenção e concentração nos relacionamentos
que quanto mais próximos e afetivos, mais soluções produzirão e assim mais
obstáculos eram superados.
Salário competitivo – O salário competitivo se traduz no conjunto
de benefícios de que percebe os funcionários e por este salário batalham para permanecer
na empresa. Estes benefícios são: confiança, relativa estabilidade e especial
reconhecimento pelos seus esforços em superar os desafios.
A harmonia produz sinergia que em
termos empresariais se traduz na força participativa e compartilhada para que
todos os objetivos e todas as metas sejam alcançadas e depois comemoradas em
conjunto.
A harmonia deve ser semeada pelo
grupo gestor da empresa, e ela nascerá rapidamente no seio da equipe executora
dos trabalhos que sustentam as atividades da empresa dando sinergia ao processo
de execução do planejamento estratégico.
Há um louvável exemplo de semear
sinergia nas práticas de um empresário que percebeu que dois de seus
funcionários sempre conversavam sobre soluções de problemas quando estavam juntos
mesmo quando estavam fora do trabalho. Assim ele promoveu a carona solidária
dando uma ajuda financeira para o combustível para que os funcionários fossem
juntos no mesmo carro para o trabalho e assim já começassem a discutir soluções
antes mesmo de começar a trabalhar.
Outros exemplos práticos podem
ser:
Desafiar os funcionários para que
todos os dias na hora do café alguém conte uma história positiva, podendo ser
um exemplo metafórico ou uma história real. O foco no positivo irá mudar o inconscientemente
a forma como as pessoas veem os desafios, funciona relativamente em médio prazo.
Invista em palestras motivacionais. O mercado oferece boas palestras que são plenamente viáveis e faça com que os funcionários se sintam valorizados eles são os recursos mais importantes de uma empresa.
A maior prática de aumento da
harmonia e consequentemente aumento da sinergia é com certeza o investimento em
treinamento comportamental dos funcionários e o oferecimento de segurança do
emprego em meio o ambiente hostil.
Lembre-se que após todos os
períodos de crise há um ou mais períodos de crescimento e seus funcionários
estarão muito mais preparados e capacitados para galgar novos patamares de
crescimento em direção ao seu sucesso.
Comentários
Postar um comentário