Crise? ....... Veja algumas dicas de superação

       

          O momento de crise é por si só um momento de grandes reflexões. Sabedores de que as maiores vitórias foram conquistadas em meio a grandes períodos de crise e que os maiores líderes se desenvolveram nestes períodos nós podemos usar este momento em nosso país para investir em fortalecimento de nosso ser, digo no sentido físico, mental e espiritual. Podemos nos capacitar ainda mais para darmos a volta por cima e encontrar o oásis estando descansados em um momento onde os concorrentes poderão estar cansados e sobrecarregados e assim teremos um fator agregado como diferencial para sairmos na frente.
As derrotas e vitórias representam apenas vivências. Nada mais que isto! Vale lembrar por mais irônico e perverso que possa parecer  para a história, perdedores e ganhadores têm sempre a mesma densidade e importância. São apenas insumos de um processo muito amplo e vasto de observação. O troco poderá vir a galope. Segundo (PINTO, 2011, p.43)
          É fundamental e necessário que o presente se utilize dos melhores aprendizados do passado para se propulsar em direção ao futuro, estes aprendizados podem ser usados na construção de um ambiente estratégico que em sintonia e maturidade produzirão os resultados de que se esperam para gerar segurança e insumos até que venha os dias bons.

          Estrategicamente falando temos um governo imaturo, repleto de falhas que não consegue retirar um bom aprendizados do passado, não pensam no futuro e só atuam no tempo presente. Este insano comportamento faz parte da cultura política e econômica de nosso país desde o fim dos governos militares. Apenas poucas tentativas de se pensar e agir a longo prazo foram idealizadas porém neutralizadas por forças oposicionistas que impediram o crescimento do Brasil com objetivos de ser mais competitivos nas eleições e ter motivos para criticar.

          É também fato que precisamos estar atentos às ações do governo para traçar planos estratégicos seguros que criem leques de alternativas e rotas inteligentes de evolução e crescimento, porém em períodos de crise é quase impossível que as empresa consigam se manter acima dos níveis de crescimento do país. Portanto são necessárias ações maiores e muito mais efetivas para se conseguir neutralizar ameaças ao mesmo tempo em que se identifique e capture as oportunidades quase invisíveis neste momento. 

          Um planejamento estratégico organizacional que objetive superar este período deverá ser equipado com ferramentas modernas de medição de resultados e ações francamente monitoradas além de pessoas munidas de competência e capacitação para gerar comprometimento, sintonia, sinergia e superação de obstáculos. Assim teremos uma organização madura estrategicamente que defini seus alvos alavanca rumos e metas obrigatórias para o desenvolvimento sustentável da organização em meio ao ambiente hostil representado pela crise. Ou seja: As organizações precisarão ter ações de superação, ou seja: SUPER + AÇÃO. Para superar qualquer período de dificuldades e chegar com competência e segurança ao outro lado deste momento tão difícil.


Referências


PINTO, Luiz Fernando. O trigo a água e o sangue. Distrito Federal: SENAC. 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 princípios de vida do melhor samurai de todos os tempos

O Decálogo de Vladimir Llitch Lenin

O sul é meu país?