O que é Coaching? Como ele pode lhe ajudar?

          Quero chamar a atenção para o que é Coaching e para o que não é. Assim como muitas pessoas no passado eu fui enganado por metodologias de terapia psicológica que tiveram efeito positivo para o meu bem estar e para minha vida pessoal. Mas estas metodologias não se constituíam métodos de Coaching.





          Coaching nada tem de parecido com terapia, psicologia, consultoria ou mentoring. Coaching seguramente é assessoria que ocorre em uma relação contribuitiva de parceria entre duas pessoas, esta parceria cria uma rota segura de evolução e crescimento em direção ao sucesso que o cliente deseja alcançar. Além disto, o  coaching não precisa ser prazeroso, ele precisa ser efetivo e mudar formas de pensamento, quebrando obstáculos impeditivos que se encontram naturalmente no caminho de qualquer pessoa.

          O tempo passa e quanto mais ele passa mais ele deixa no presente a sensação de que você poderia ter feito algo por você mesmo. Coaching é se dar um presente e este presente tem a função de fazer você conquistar seus objetivos gastando menores recursos de tempo e de finanças ao mesmo tempo que possibilita a vivência de momentos felizes de conquistas e de realizações.

          Coaching em minha concepção de mais de dez anos de contato com o método é: Assessoria integrada e personalizada em inteligência estratégica que conspira as pessoas para o sucesso criando um caminho personalizado e seguro em direção às conquistas que se deseja alcançar.

          Coaching não usa técnicas de terapias como: Andar na brasa, andar sobre cacos de vidro, quebrar madeira com os punhos, subir em cordas, ir ao cemitério par ater encontro com pessoas que já se foram, acender incenso, hipnose e blá, blá, blá. ESTAS COISAS NADA TEM COM COACHING. Tome cuidado.

          O que você deve perguntar quando for contratar um profissional coach?


  • Pergunte quantas pessoas e empresas ele atendeu como coach.
  • Pergunte qual é o método que ele usará
  • Pergunte ainda se pode lhe fornecer um telefone de algum cliente para que você procure saber informações.
  • Pergunte quais foram os resultados conquistados por ele.
  • Pergunte se ele já atendeu empresas e quais foram os resultados, logo depois diga que irá checar os resultados.


          Tome cuidados com: Coaching para grávidas, Coaching para o amor, Coaching para sucesso etc. Não me assusto se eu algum dia encontrar Coaching para pessoas que se chamam Renato.

          Tenha cuidados com marketing excessivo em Coaching. Tenha cuidados com certificação internacional, eu mesmo tenho diversas certificações internacionais e elas nunca serviram para nada. No entanto os clientes sempre exigiram minhas experiências, contatos de clientes já atendidos  e resultados efetivos nos números e indicadores da organização.

          Teme cuidado com Coach que garante os resultados. Estes resultados precisam ser garantidos pelo cliente que deve entender que o Coach é mais um instrumento que ele tem para alcançar seus objetivos. E quem fará as ações é o próprio cliente.

          O Coach não precisa conhecer da área de atuação de seu cliente. Aqui está o ponto onde o Coaching é mais distante da consultoria. Um Coach para atender um médico não precisa estudar medicina, ele precisa apenas ser bom em fazer perguntas e em conectar estas perguntas às técnicas e às estruturas efetivas e testadas cientificamente para que os resultados apareçam.

          Todas as pessoas precisam de um Coach e se você já entendeu isto. Saiba que o investimento em um profissional responsável e experiente pode ser apenas um percentual do dinheiro que você irá economizar e um investimento mísero do dinheiro que você poderá ganhar.

Professor e Master Coach Trainer
Renato de Souza
(31) 36221907 - (31) 7565 4730





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 princípios de vida do melhor samurai de todos os tempos

O Decálogo de Vladimir Llitch Lenin

O sul é meu país?