Trabalhando com cenários prospectivos

A técnica “cenários” faz parte da observação e concentração estratégica, ela ajuda a perceber os possíveis futuros que a empresa poderá trilhar. É sábio entender que o futuro não pode ser previsto, e você que pretende trabalhar com esta ferramenta precisa condicionar o seu cliente (pessoa física ou jurídica) para que o futuro que o espera não seja uma surpresa. Uma frase do Professor estrategista Luiz Fernando da Silva Pinto deixa muito claro esta parte quando diz: “Se o pior ocorrer estaremos preparados e se o melhor acontecer não deixaremos o bom futuro escapar por entre os dedos”.
O trabalho com cenários é uma vertente da estratégia que deve sempre ser estudado, há diversas formas de se fazer cenários prospectivos. Estude muito e descubra novas formas de trabalhar com este atributo.
Sem dúvidas uma das histórias que mais nos impressiona é a do Egito antigo, as belezas possíveis de serem contempladas ainda nos dias de hoje nos encanta e nos faz imaginar modelos de gestão extraordinários. As pirâmides com suas pedras que pesam mais de trezentos quilos encaixadas perfeitamente, as imagens de escultura feitas com grande precisão, as escritas e desenhos nas paredes, entre tantas outras coisas fabulosas que podemos ver e testemunhar.


O atributo estratégico de cenários, era uma prática rotineira na vida das pessoas no Egito antigo, sem esta análise suas vidas corriam grande perigo e até mesmo o próprio Egito não teria sido possível.
Uma vez por ano os sacerdotes egípcios se reuniam na cabeceira do rio Nilo em suas duas vertentes para analisar suas águas e assim determinar suas ações para o próximo ano baseando-se nos períodos de chuva.
O rio Nilo possuía duas vertentes como já mencionado, uma delas era chamada de Nilo branco enquanto a outra era denominada de Nilo azul, em determinado ponto ambos se encontravam e misturavam suas águas dando importantes informações sobre os próximos meses para que os faraós tomassem suas decisões sobre custos, investimentos entre outros.
Se as águas do Nilo branco fossem predominantes em relação a qualquer outra significava que o os fazendeiros da parte baixa do Egito teriam pouca colheita por causa das chuvas fracas. Se as águas do Nilo azul predominassem significaria que a colheita seria abundante por todo o Egito por causa das águas boas que viriam, se, porém, as águas tivessem cor amarronzada as chuvas seriam abundantes e inundaria toda a cidade provocando mortes e mudança geral na vista que se possuía da cidade. Estes três cenários davam condições do governo estabelecer impostos, ações sobre mudanças, abandonos de locais ou mesmo busca de outros recursos. E assim a vida no Egito era conduzida e assim aconteceu por muitos anos.
Neste raciocínio podemos condicionar os objetivos, desejos ou realizações de nossa vida empreendedora sob três cenários no mínimo, e a estes cenários podemos chamar de: Cenários Otimistas, Cenários Pessimistas e Cenários Realistas ou o mesmo que tradicionalista como preferem alguns estudiosos da estratégia.
O Cenário realista: O cenário realista está vinculado a diversidades que estão sendo determinado pelo presente processo de evolução dos projetos se observados todas as vertentes informativas do mesmo.
O Cenário Otimista: Está relacionado ao surgimento de muitas oportunidades e aproveitamento de todas elas com movimentos precisos e rápidos, estes movimentos são provocados pelas alianças e parcerias que proporcionarão ao seu coachee grandes retornos e muitas recompensas acima do que ele esperava. Lembro que o cenário otimista não se trata de sorte, mas de um preparo para as oportunidades que podem surgir, ou mesmo a criação de oportunidades.

O Cenário Pessimista: Este cenário está relacionado ao condicionamento a outras forças como: lei, normas, ao momento presente nacional e momento presente mundial caso o seu cliente tenha objetivos ou desejos que envolva ações em outros países. Basicamente é como o cliente vê o seu caminho de sucesso, se porventura, algumas coisas não aconteçam conforme esperado e apareçam ameaças sobre ele.
Tentar descobrir o futuro é como pilotar uma moto no escuro, sem farol com os olhos vendados. Mas usar a ferramenta cenários e suas muitas possibilidades ajudar a compreender as tendências futuras no mercado e sua aceleração no mundo globalizado que exige muita competência, comportamentos empreendedores, foco e comprometimento com o resultados que se quer conquistar. É certo que o uso desta ferramenta possibilita a maior assertividade no futuro.

Referências: PINTO, Luiz Fernando. O Fator Archer - O homem o arco e a flecha. ED. Senac. DF 2008.

Professor Renato de Souza

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