Trabalhando com cenários prospectivos
A técnica “cenários” faz parte da observação e concentração estratégica, ela ajuda a
perceber os possíveis futuros que a empresa poderá trilhar. É sábio
entender que o futuro não pode ser previsto, e você que pretende trabalhar com esta ferramenta precisa condicionar o seu cliente (pessoa física ou jurídica) para que o futuro que o espera
não seja uma surpresa. Uma frase do Professor estrategista Luiz Fernando da Silva
Pinto deixa muito claro esta parte quando diz: “Se o pior ocorrer estaremos
preparados e se o melhor acontecer não deixaremos o bom futuro escapar por
entre os dedos”.
O trabalho com cenários é uma vertente da estratégia que deve sempre ser estudado,
há diversas formas de se fazer cenários prospectivos. Estude muito e descubra
novas formas de trabalhar com este atributo.
Sem dúvidas
uma das histórias que mais nos impressiona é a do Egito antigo, as belezas
possíveis de serem contempladas ainda nos dias de hoje nos encanta e nos faz
imaginar modelos de gestão extraordinários. As pirâmides com suas pedras que pesam mais de trezentos quilos encaixadas perfeitamente, as imagens de escultura
feitas com grande precisão, as escritas e desenhos nas paredes, entre tantas
outras coisas fabulosas que podemos ver e testemunhar.
O atributo
estratégico de cenários, era uma prática rotineira na vida das pessoas no Egito
antigo, sem esta análise suas vidas corriam grande perigo e até mesmo o próprio Egito não teria sido possível.
Uma vez por
ano os sacerdotes egípcios se reuniam na cabeceira do rio Nilo em suas duas
vertentes para analisar suas águas e assim determinar suas ações para o próximo
ano baseando-se nos períodos de chuva.
O rio Nilo
possuía duas vertentes como já mencionado, uma delas era chamada de Nilo branco
enquanto a outra era denominada de Nilo azul, em determinado ponto ambos se
encontravam e misturavam suas águas dando importantes informações sobre os
próximos meses para que os faraós tomassem suas decisões sobre custos, investimentos entre outros.
Se as águas do
Nilo branco fossem predominantes em relação a qualquer outra significava que o os fazendeiros da parte baixa do Egito teriam pouca
colheita por causa das chuvas fracas. Se as águas do Nilo azul predominassem
significaria que a colheita seria abundante por todo o Egito por causa das águas boas que viriam, se, porém, as
águas tivessem cor amarronzada as chuvas seriam abundantes e inundaria toda a
cidade provocando mortes e mudança geral na vista que se possuía da cidade.
Estes três cenários davam condições do governo estabelecer impostos, ações
sobre mudanças, abandonos de locais ou mesmo busca de outros recursos. E assim
a vida no Egito era conduzida e assim aconteceu por muitos anos.
Neste
raciocínio podemos condicionar os objetivos, desejos ou realizações de nossa vida empreendedora sob três
cenários no mínimo, e a estes cenários podemos chamar de: Cenários Otimistas,
Cenários Pessimistas e Cenários Realistas ou o mesmo que tradicionalista como
preferem alguns estudiosos da estratégia.
O Cenário realista: O cenário
realista está vinculado a diversidades que
estão sendo determinado pelo presente processo de evolução dos projetos se observados todas as vertentes informativas do mesmo.
O Cenário Otimista: Está relacionado ao surgimento de
muitas oportunidades e aproveitamento de todas elas com movimentos precisos e rápidos, estes movimentos são provocados pelas alianças e parcerias que proporcionarão ao seu coachee grandes
retornos e muitas recompensas acima do que ele esperava. Lembro que o cenário
otimista não se trata de sorte, mas de um preparo para as oportunidades que
podem surgir, ou mesmo a criação de oportunidades.
O Cenário Pessimista: Este cenário está relacionado ao
condicionamento a outras forças como: lei, normas, ao momento presente nacional
e momento presente mundial caso o seu cliente tenha objetivos ou desejos que
envolva ações em outros países. Basicamente é como o cliente vê o seu caminho
de sucesso, se porventura, algumas coisas não aconteçam conforme esperado e apareçam
ameaças sobre ele.
Tentar descobrir o futuro é como pilotar uma moto no escuro, sem farol com os olhos vendados. Mas usar a ferramenta cenários e suas muitas possibilidades ajudar a compreender as tendências futuras no mercado e sua aceleração no mundo globalizado que exige muita competência, comportamentos empreendedores, foco e comprometimento com o resultados que se quer conquistar. É certo que o uso desta ferramenta possibilita a maior assertividade no futuro.
Referências: PINTO, Luiz Fernando. O Fator Archer - O homem o arco e a flecha. ED. Senac. DF 2008.
Professor Renato de Souza
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