Atributos fortalecedores do planejamento estratégico

1. Atributos fortalecedores do planejamento estratégico

Apresentação


A estratégia é conhecida pelo homem desde os mais primórdios dos tempos, o homem sempre precisou conhecer os caminhos que o conduziria a ter sucesso em suas ações de preservação da vida durante a caça, pesca e na proteção contra as grandes feras da antiguidade. As experiências que foram identificadas nesta fantástica história de evolução do homem em milhares de anos nos levaram ao entendimento de que a conceituação da estratégia em si de forma isolada não é suficiente para que um plano estratégico com alta maturidade seja executado com possibilidade de sucesso. O planejamento será apresentado como a definição de objetivos e metas a serem conquistadas enquanto que a estratégia em si será apresentada como o descobrimento das alternativas existentes para se conseguir estes mesmos objetivos. Verifica-se nesta obra que é fundamental que a estratégia esteja ligada a atributos fortalecedores para que se alcance a maturidade estratégica ao mesmo tempo em que aumenta a possibilidade de sucesso na execução dos planos.

1.1 Nome do Capítulo 1: Em direção à conceituação da estratégia



Introdução



É de fundamental importância que o empreendedor tenha conhecimentos profundos da estratégia empresarial e também de seus atributos fortalecedores e ferramentas e saiba usá-los de maneira conectada, integrada e personalizada ao seu negócio para que seu empreendimento ofereça no menor tempo possível todo o retorno que ele pré-definiu sem o qual o seu empreendimento seria inviável. O momento atual da globalização e suas tendências e direções rumo a um mundo interconectado leva-nos a uma compreensão de que as antigas técnicas e antigas soluções não resolvem os novos e nem os velhos problemas. Portanto é necessário mais do que em outras épocas o uso da estratégia de inovação para que qualquer projeto obtenha valor e agregue uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, e possa sair na frente nesta acelerada corrida pelos resultados positivos de um fluxo de caixa autossustentável e ao maior lucro.
A aprendizagem é também um processo intrínseco e inerente à estratégia com sua totalidade de conhecimento empírico que cada vez mais revela um ou mais caminhos ocultos que levarão o empreendedor à receber a recompensa pelos seus esforços em investimento, dedicação, comprometimento e pelo foco nos resultados. E neste processo de aprendizagem o empreendedor precisa ser criativo enquanto cria um ambiente propício e facilitador da criatividade por todas as pessoas envolvidas com seu negócio.  A materialização dos resultados ganhará maior probabilidade de sucesso se o empreendedor se preocupar em desenvolver a maturidade estratégica de seu negócio ao mesmo tempo em que incentiva o comportamento empreendedor das equipes de trabalho semeie harmonia entre todos os departamentos e sintonize sua comunicação de modo a conseguir dar vida ao processo de evolução na busca de melhores patamares. Verifica-se que a estratégia tem início, meio e fim e é fundamental para que uma ideia se torne um projeto de com maravilhosos resultados para quem idealiza e também para quem participa.

Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=gOVPcT28OfQ


1.1.1 Em direção á correta conceituação da estratégia


Amplamente abordado no meio acadêmico e no corpo diretor das organizações a estratégia é atrativa pelas possibilidades que cria e apaixonante pelas abordagens cultas e pela profundidade intelectual que apresenta. Certamente que o homem não teria chegado ao nível de evolução que chegou se não tivesse praticado uma estratégia para conseguir seus objetivos nas guerras, plantações e na escolha de sua moradia. Para PINTO (2004, p.28) “a estratégia é essencial em praticamente todos os campos onde se processa a inteligência humana”. Percebe-se desta forma que a estratégia compõe todo o processo evolutivo do homem onde ela é empiricamente tratada como ferramenta de maior importância no processo de conquistas de objetivos ao longo dos tempos. Ter uma estratégia não é garantir o sucesso do empreendimento, ela é apenas o caminho previamente estabelecido que será trilhado pela organização e demandará muitos esforços de todas as pessoas envolvidas para se conseguir dar vida ao processo e conquistar os resultados. A prática da estratégia é condizente com ações executadas diariamente pelas pessoas envolvidas, e estas ações possuirão sintonia com os resultados de curto, médio e longo prazo e a mensuração dos resultados alcançados em relação ao objetivo geral darão ao empreendedor os subsídios informativos para a tomada de decisões direcionadas para o futuro e de novas escolhas do caminho até que a próxima meta seja alcançada. Para Idalberto Chiavenato a estratégia deve ter sintonia com o processo de definição do futuro da organização.
A estratégia é condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e pelos objetivos principais da organização. O único integrante racional e inteligente da estratégia organizacional é o elemento humano: a cabeça e o sistema nervoso da organização. O cérebro do negócio. A inteligência que toma decisões. (CHIAVENATO, 2010, p.62)
Observa-se que todo o processo de gestão estratégia é movido pelo homem é ele que escolhe os caminhos e que defini o grau de maturidade além das ações que serão realizadas tornando a si mesmo o grande responsável pelo processo de sucesso ou de fracasso do projeto. (PINTO, 2001, p.42) Diz aborda que “pode definir a estratégia como uma conspiração para o sucesso”. Identifica-se um conjunto de ações francamente definidas e executadas para que se receba no futuro os benefícios que se pretende da execução de um plano. Para Luecke (2009, p.76) a estratégia pode se traduzir em: “A estratégia é na verdade, um plano para diferenciar a empresa e dar a ela vantagem competitiva”. Identifica-se nesta conceituação do autor que a estratégia tem em sua premissa o objetivo de dar vantagem ao estrategista para que ele seja altamente competitivo no segmento de mercado onde ele atua. Nesta competição vencerá sempre aquele que tiver a estratégia mais eficaz com suas peças perfeitamente encaixadas e com boa relação e comunicação com todas as partes e aquele que é o mais forte. Segundo suas palavras MUSASHI (2002, p.85) a estratégia tem um segredo para a vitória: “Em estratégia vence aquele que se antecipa ao inimigo; portanto, treine muito bem até dominar essa técnica”. Neste contexto, percebemos que a estratégia é um processo de aprendizagem dinâmico e contínuo que vai capacitando os praticantes da estratégia para que sejam cada vez mais maduros e possa conseguir melhores resultados. O treinamento em capacidades e habilidades inerentes ao processo de estratégia são fundamentais para a obtenção do sucesso, assim ele é sempre demandante por dedicação e comprometimento com a aprendizagem. TZU (2000, p. 31) “O general que domina a arte da guerra é o árbitro do destino do povo e dos rumos da vitória”. Assim constitui-se uma definição sobre a relação existente entre o estrategista e a estratégia quando aborda esta mesma sintonia existente entre o general e seu modo de agir na luta por conquistar seu objetivo, para Sun Tzu o general deveria ser competente estrategicamente ao mesmo tempo em que conseguisse comunicar suas ações estratégicas ao seu exército, e esta comunicação por si só já é um atributo de extrema importância para a prática da estratégia.
“Saiba mais” em: https://www.youtube.com/watch?t=1&v=2K90VXHg3BQ

1.1.2        Atributos fortalecedores da estratégia


O professor Luiz Fernando da Silva Pinto foi o primeiro estrategista a nível mundial a relacionar algumas dezenas de atributos estratégicos e uma de suas melhores obras : O fator Archer O homem o arco e a flecha podemos analisar a aplicação de tais atributos e como eles podem fortalecer a estratégia de qualquer organização.
Ter um conceito de estratégia bem fundamentado e aplicado a qualquer tipo de negócios não é suficiente para dar segurança ao processo. É também necessário que se tenha um somatório de outras características fortalecidas, aplicadas e necessárias para compor a conjuntura estratégica e assim criar um caminho ético e transparente em direção aos resultados que se esperam. Verifica-se nas explanações do professor Luiz Fernando da Silva Pinto que:
Para bem manejar a estratégia, devemos estar familiarizados com um conjunto de atributos que nos conduzirá à maturidade estratégica e à sua contínua expansão (desenvolvimento estratégico). Evoluindo-se a seguir para um sistema integrador que denominaremos competência estratégica. (PINTO, 2004, p19).
Assim como em uma situação de grandes desafios a competitividade entre organizações por maiores fatias de mercado é normal e corriqueiro que se encontrem um conjunto de desafios agindo todos ao mesmo tempo e obstáculos impeditivos de percursos anteriormente identificados ou não que precisarão ser equacionados com objetivos de limpar o caminho que conduz o empreendedor ao objetivo final de seu plano.  Conforme expresso pelo autor neste contexto é necessário que um conjunto de atributos estratégicos sejam direcionados contra estes obstáculos para fazer frente de batalha e sustentar o objetivo em direção ao sucesso que se deseja conquistar.
1.1.2.1    Objetividade estratégica
Se fizéssemos um resumo do livro A arte da guerra de Sun Tzu em apenas uma frase esta frase seria: “Conseguir seus objetivos gastando menos recursos tendo menor destruição”. Estes recursos são aqueles naturais de qualquer empresa ou organização:
·         Recursos financeiros
·         Recursos humanos
·         Recursos informacionais
·         Recursos materiais
A destruição de que fala Sun Tzu está mais relacionada ao esforço em horas de trabalho estresse, cansaço e fatiga que demanda o projeto para ser executado, e estes recursos precisam ser economizados e quanto menos forem gastos melhor será para o resultado final, porém não podem ser gastos menos que o suficiente para manter a batalha pelas conquistas em um alto padrão.
Segundo as palavras e explanações geniais do professor Luiz Fernando da Silva Pinto a estratégia tem um objetivo único que se divide em quatro outros e juntos forma a composição da conjuntura da estratégia, veja-se:
A arte da estratégia está diretamente relacionada á arte de identificar bem e capturar oportunidades, identificar bem e neutralizar ameaças, sustentar posições (atraentes) já conquistadas e equacionar efeitos desdobrados de crise internas e externas. Em outras palavras interagir bem com desafios. [...] Sem objetividade estratégica torna-se problemático participar do desafio estratégico. (PINTO, 2004, p.93).
Entende-se que se uma organização se inclina na busca pelos seus objetivos deverão interagir com desafios diversos e todos eles agindo ao mesmo tempo provocando um resultados comum, enquanto isto as ações da execução do planejamento também serão diretamente ligadas entre si em dinâmica concentração para que não se perca a hora exata de atuar em cada situação.
1.1.2.2 – Busca por objetivos e metas
Toda organização precisa ter segurança nas metas que está buscando, esta segurança é relativa, porém ela pode ser aumentada na medida em que vai aplicando valores em cada meta e em cada objetivo que vai conseguindo ao longo do processo. Tudo, porém deve ser previamente definido com antecedência, começando preferencialmente pelos objetivos a longo prazo.
O planejamento está mais relacionado à definição de objetivos e metas enquanto que a estratégia está relacionada ao descobrimento das ações que serão realizadas para se conseguir estes objetivos e metas. E o detalhamento desta estratégia é fundamental para estabelecimento de valores e decisão por escolhas. Miyamoto Musashi foi um ronim do século XVII durante o feudalismo japonês, sua obra escrita mostra-nos uma importante e culta forma de dar valor aos objetivos definidos no planejamento. Veja o que ele diz:
Em estratégia há várias considerações temporais. Desde o início você deve conhecer a alocação de tempo aplicável e inaplicável, e dentre as coisas grandes e pequenas, maior ou menor tempo será gasto, levando-se em conta a distância e o ambiente. Esse é o principal ponto em estratégia. É particularmente importante conhecer o tempo e o ambiente; caso contrário, sua estratégia será incerta. (MUSASHI, 2002, p.57).
Entende-se que a definição por objetivos deve ser submetida a avaliação com grau de importância de cada um, cada objetivo pode ser avaliado de acordo com o tempo em que seja possível realiza-los e também quanto recurso financeiro, material, humano e informacional será gasto em cada objetivo. Quando submetidos todos os objetivos a estas avaliações ficará mais fácil definir a estratégia para se conseguir os objetivos.
A definição da lista de objetivos a serem conquistados pode ser definida por poucas reuniões em um hotel em um final de semana ou em algumas tardes de trabalhos onde o Brainstorming que é uma ferramenta para revelar ideias será colocada em prática.


1.1.2.3 - Espírito Empreendedor
Muito empreendedores no Brasil e no mundo começaram da estaca zero e foram crescendo profissionalmente a medida que conseguiram superar as adversidades que encontraram pelo caminho. Segundo Richard Luecke os empreendedores em geral possuem características comuns.
Muitos livros e sites fornecem testes que as pessoas podem usar para avaliar sua aptidão ara a vida empreendedora. Aqui estão algumas das perguntas mais comuns:”
Você pode suportar um alto nível de risco?
Você é um super realizador?
Está disposto a dedicar de dez horas por dia durante um longo período de tempo, inclusive os fins de semana, para atingir suas metas?
Você costuma começar as coisas sozinho?
Você se descreveria como um bom agente de decisões?
Está disposto a colocar em risco seus fundos pessoais?
Você tem comprometimento necessário para criar um negócio em face das longas horas e as chances modestas de sucesso? (LUECKE, 2009, p21).

As perguntas acima nos fazem refletir na vida evolutiva de dezenas de pessoas que conhecemos e que conseguiram fazer os seus planos ganharem vida, dentre estas pessoas podemos citar Eike Batista, Silvio Santos, Abílio Diniz e até outros que foram realizadores de planos anteriormente considerados insanos e agora desfrutam dos benefícios de se ter em suas mãos o retorno financeiro dos investimentos realizados no passado.
Ainda segundo o professor Luiz Fernando da Silva Pinto algumas outras características compõe o perfil empreendedor de algumas pessoas. Tais características detém certa similaridade com as características relacionadas por Richard Luecke e todas elas levam ao entendimento de que o empreendedor é alguém que faz uma ideia acontecer e consegue dar vida a ela.
Como entender o Espírito Empreendedor? Qual é a sua essência? Qual o seu mistério? Todos os textos de gestão de modo geral destacam as seguintes características de uma pessoa (ou de uma organização) com espírito empreendedor: vontade de fazer acontecer, é persistente, obstinado, determinado e resoluto (poder) e aceita correr riscos. (PINTO, 2004,P.115)

Ao que se entende é que na relação empreendedor e empreendimento existem uma relação de risco e recompensa onde a possibilidade positiva da recompensa é superior à possibilidade negativa e então se inclina em entusiasmo, dedicação, foco nos resultados e especial competência para fazer acontecer. Assim pessoas comuns retiraram recursos de onde não tinha e fizeram aquilo que outras consideravam impossíveis. Para ele não existe problemas impossíveis, não existe a impossibilidade, e para concluir o empreendedor já citado Abílio Diniz diz uma frase em uma de suas palestras para definir o empreendedor. “O empreendedor é aquele que se joga e constrói o avião enquanto cai”.

Caso de sucesso
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Você está entrando num mundo de beleza e felicidade. Todos os meses, milhares de clientes vêm ao Beleza Natural em busca de autoestima e liberdade.
Em nossos institutos, nossos clientes (na maioria mulheres) são atendidas por nossas colaboradoras em espaços amplos, femininos, aconchegantes, bem decorados e que são a nossa cara. Por onde quer que se olhe o sorriso no rosto e o alto astral da equipe são marcas registradas.
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Revolucionamos também o conceito de salões de beleza no Brasil, elevando-o a um patamar antes inimaginável de profissionalização, gestão empresarial, inovação em processos e produtos.
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Estamos presentes nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Minas Gerais.Já são mais de 40 unidades de negócios, incluindo institutos,  lojas de produtos e quiosques. Temos ainda um plano de expansão que pretende chegar a todas as regiões do País, levando mais autoestima a milhões de pessoas.

A figura abaixo mostra o leque de alternativas criados com a aplicação do conceito de estratégias fortalecidos com o atributo cenários prospectivos e sua aplicabilidade na construção das estratégias.



                            Figura 1: Cenários prospectivos


Fechamento do tema


É notório que a globalização dita as tendências mercadológicas para o mundo, é imprevisível saber se nos próximos anos haverá alguma paralização da ditadura da globalização só temos a certeza de que ela tomará caminhos não conhecidos. Sabemos que hoje ela tem influencia em todo o mundo, países que ficaram de fora e negaram sua influência se encontram em pleno atraso no desenvolvimento econômico, político e social, a exemplos disto estão Cuba e Coreia do Norte.
Cada vez mais as organizações precisarão desenvolver sua competência estratégica e os atributos estratégicos são fundamentais, elas precisarão ser ágeis, proativas e direcionadas ao futuro.  O professor Luiz Fernando da Silva Pinto explana com precisão o que seria uma organização competente estrategicamente quando diz:
Organização estratégica é aquela que, além de definir os seus alvos, alavanca rumos e pontos de passagem obrigatórios para a marcha da instituição ou corporação, sendo sempre capaz de reagir de imediato, e com competência a desafios de percurso inesperados e/ou complexos, em bloco e de modo decidido visando a pronta solução de problemas. Trata-se da organização com efetiva maturidade estratégica. (PINTO, 2004,p.274)
Saiba mais e: https://www.youtube.com/watch?v=uayVJWj-AhE
O domínio do mercado e o recebimento das recompensas ficarão com aquelas empresas e organizações ou instituições que buscarem uma competência estratégica madura o suficiente para se projetarem na mesma velocidade que a globalização. Elas definirão previamente seus objetivos e se volverão com força e determinação em busca dos resultados gerando vida empreendedora, colhendo os resultados e promovendo a evolução.
O empreendedor continuará a executar suas ideias. Podemos hoje olhar para o comportamento e escolhas dos grandes mestres do empreendedorismo e discernir as tendências do mundo. Eles não criam o futuro apenas possuem uma estratégia madura o suficiente e fortalecida com atributos sólidos para fazer que o dinheiro que gira no mundo chegue em suas mão.


Referências bibliográficas


PINTO, Luiz Fernando da Silva. O homem o arco e a flecha. Rio de Janeiro: FGV: 2004
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus: 2010.
MUSASHI, Miyamoto. O livro de cinco anéis: São Paulo: Madras: 2002
TZU, Sun. A arte da guerra: Porto Alegre: L&PM: 2000

LUECKE, Rochard. Ferramentas para empreendedores. Rio de Janeiro: Record: 2009

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