Atributos fortalecedores do planejamento estratégico
1. Atributos fortalecedores do planejamento estratégico
Apresentação
A estratégia é
conhecida pelo homem desde os mais primórdios dos tempos, o homem sempre
precisou conhecer os caminhos que o conduziria a ter sucesso em suas ações de
preservação da vida durante a caça, pesca e na proteção contra as grandes feras
da antiguidade. As experiências que foram identificadas nesta fantástica
história de evolução do homem em milhares de anos nos levaram ao entendimento
de que a conceituação da estratégia em si de forma isolada não é suficiente
para que um plano estratégico com alta maturidade seja executado com
possibilidade de sucesso. O planejamento será apresentado como a definição de
objetivos e metas a serem conquistadas enquanto que a estratégia em si será
apresentada como o descobrimento das alternativas existentes para se conseguir
estes mesmos objetivos. Verifica-se nesta obra que é fundamental que a
estratégia esteja ligada a atributos fortalecedores para que se alcance a
maturidade estratégica ao mesmo tempo em que aumenta a possibilidade de sucesso
na execução dos planos.
1.1 Nome do Capítulo 1: Em direção à conceituação da
estratégia
Introdução
É
de fundamental importância que o empreendedor tenha conhecimentos profundos da
estratégia empresarial e também de seus atributos fortalecedores e ferramentas
e saiba usá-los de maneira conectada, integrada e personalizada ao seu negócio para
que seu empreendimento ofereça no menor tempo possível todo o retorno que ele
pré-definiu sem o qual o seu empreendimento seria inviável. O momento atual da
globalização e suas tendências e direções rumo a um mundo interconectado
leva-nos a uma compreensão de que as antigas técnicas e antigas soluções não
resolvem os novos e nem os velhos problemas. Portanto é necessário mais do que
em outras épocas o uso da estratégia de inovação para que qualquer projeto
obtenha valor e agregue uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, e
possa sair na frente nesta acelerada corrida pelos resultados positivos de um
fluxo de caixa autossustentável e ao maior lucro.
A
aprendizagem é também um processo intrínseco e inerente à estratégia com sua
totalidade de conhecimento empírico que cada vez mais revela um ou mais
caminhos ocultos que levarão o empreendedor à receber a recompensa pelos seus
esforços em investimento, dedicação, comprometimento e pelo foco nos resultados.
E neste processo de aprendizagem o empreendedor precisa ser criativo enquanto
cria um ambiente propício e facilitador da criatividade por todas as pessoas
envolvidas com seu negócio. A
materialização dos resultados ganhará maior probabilidade de sucesso se o
empreendedor se preocupar em desenvolver a maturidade estratégica de seu
negócio ao mesmo tempo em que incentiva o comportamento empreendedor das
equipes de trabalho semeie harmonia entre todos os departamentos e sintonize sua
comunicação de modo a conseguir dar vida ao processo de evolução na busca de
melhores patamares. Verifica-se que a estratégia tem início, meio e fim e é
fundamental para que uma ideia se torne um projeto de com maravilhosos
resultados para quem idealiza e também para quem participa.
Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=gOVPcT28OfQ
1.1.1 Em direção
á correta conceituação da estratégia
Amplamente
abordado no meio acadêmico e no corpo diretor das organizações a estratégia é
atrativa pelas possibilidades que cria e apaixonante pelas abordagens cultas e
pela profundidade intelectual que apresenta. Certamente que o homem não teria
chegado ao nível de evolução que chegou se não tivesse praticado uma estratégia
para conseguir seus objetivos nas guerras, plantações e na escolha de sua
moradia. Para PINTO (2004, p.28) “a estratégia é essencial em praticamente todos
os campos onde se processa a inteligência humana”. Percebe-se desta forma que a
estratégia compõe todo o processo evolutivo do homem onde ela é empiricamente
tratada como ferramenta de maior importância no processo de conquistas de
objetivos ao longo dos tempos. Ter uma estratégia não é garantir o sucesso do
empreendimento, ela é apenas o caminho previamente estabelecido que será
trilhado pela organização e demandará muitos esforços de todas as pessoas
envolvidas para se conseguir dar vida ao processo e conquistar os resultados. A
prática da estratégia é condizente com ações executadas diariamente pelas
pessoas envolvidas, e estas ações possuirão sintonia com os resultados de curto,
médio e longo prazo e a mensuração dos resultados alcançados em relação ao
objetivo geral darão ao empreendedor os subsídios informativos para a tomada de
decisões direcionadas para o futuro e de novas escolhas do caminho até que a
próxima meta seja alcançada. Para Idalberto Chiavenato a estratégia deve ter
sintonia com o processo de definição do futuro da organização.
A estratégia é
condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e pelos objetivos
principais da organização. O único integrante racional e inteligente da
estratégia organizacional é o elemento humano: a cabeça e o sistema nervoso da
organização. O cérebro do negócio. A inteligência que toma decisões.
(CHIAVENATO, 2010, p.62)
Observa-se que
todo o processo de gestão estratégia é movido pelo homem é ele que escolhe os
caminhos e que defini o grau de maturidade além das ações que serão realizadas
tornando a si mesmo o grande responsável pelo processo de sucesso ou de
fracasso do projeto. (PINTO, 2001, p.42) Diz aborda que “pode definir a
estratégia como uma conspiração para o sucesso”. Identifica-se um conjunto de
ações francamente definidas e executadas para que se receba no futuro os
benefícios que se pretende da execução de um plano. Para Luecke (2009, p.76) a
estratégia pode se traduzir em: “A estratégia é na verdade, um plano para
diferenciar a empresa e dar a ela vantagem competitiva”. Identifica-se nesta
conceituação do autor que a estratégia tem em sua premissa o objetivo de dar
vantagem ao estrategista para que ele seja altamente competitivo no segmento de
mercado onde ele atua. Nesta competição vencerá sempre aquele que tiver a
estratégia mais eficaz com suas peças perfeitamente encaixadas e com boa
relação e comunicação com todas as partes e aquele que é o mais forte. Segundo
suas palavras MUSASHI (2002, p.85) a estratégia tem um segredo para a vitória:
“Em estratégia vence aquele que se antecipa ao inimigo; portanto, treine muito
bem até dominar essa técnica”. Neste contexto, percebemos que a estratégia é um
processo de aprendizagem dinâmico e contínuo que vai capacitando os praticantes
da estratégia para que sejam cada vez mais maduros e possa conseguir melhores
resultados. O treinamento em capacidades e habilidades inerentes ao processo de
estratégia são fundamentais para a obtenção do sucesso, assim ele é sempre
demandante por dedicação e comprometimento com a aprendizagem. TZU (2000, p.
31) “O general que domina a arte da guerra é o árbitro do destino do povo e dos
rumos da vitória”. Assim constitui-se uma definição sobre a relação existente
entre o estrategista e a estratégia quando aborda esta mesma sintonia existente
entre o general e seu modo de agir na luta por conquistar seu objetivo, para
Sun Tzu o general deveria ser competente estrategicamente ao mesmo tempo em que
conseguisse comunicar suas ações estratégicas ao seu exército, e esta
comunicação por si só já é um atributo de extrema importância para a prática da
estratégia.
“Saiba mais” em:
https://www.youtube.com/watch?t=1&v=2K90VXHg3BQ
1.1.2
Atributos
fortalecedores da estratégia
O professor Luiz
Fernando da Silva Pinto foi o primeiro estrategista a nível mundial a
relacionar algumas dezenas de atributos estratégicos e uma de suas melhores
obras : O fator Archer O homem o arco e a flecha podemos analisar a aplicação
de tais atributos e como eles podem fortalecer a estratégia de qualquer
organização.
Ter um conceito
de estratégia bem fundamentado e aplicado a qualquer tipo de negócios não é
suficiente para dar segurança ao processo. É também necessário que se tenha um
somatório de outras características fortalecidas, aplicadas e necessárias para
compor a conjuntura estratégica e assim criar um caminho ético e transparente
em direção aos resultados que se esperam. Verifica-se nas explanações do
professor Luiz Fernando da Silva Pinto que:
Para bem manejar a estratégia, devemos
estar familiarizados com um conjunto de atributos que nos conduzirá à
maturidade estratégica e à sua contínua expansão (desenvolvimento estratégico).
Evoluindo-se a seguir para um sistema integrador que denominaremos competência
estratégica. (PINTO, 2004, p19).
Assim como em
uma situação de grandes desafios a competitividade entre organizações por
maiores fatias de mercado é normal e corriqueiro que se encontrem um conjunto
de desafios agindo todos ao mesmo tempo e obstáculos impeditivos de percursos
anteriormente identificados ou não que precisarão ser equacionados com
objetivos de limpar o caminho que conduz o empreendedor ao objetivo final de
seu plano. Conforme expresso pelo autor
neste contexto é necessário que um conjunto de atributos estratégicos sejam
direcionados contra estes obstáculos para fazer frente de batalha e sustentar o
objetivo em direção ao sucesso que se deseja conquistar.
1.1.2.1 Objetividade estratégica
Se fizéssemos um
resumo do livro A arte da guerra de Sun Tzu em apenas uma frase esta frase
seria: “Conseguir seus objetivos gastando menos recursos tendo menor
destruição”. Estes recursos são aqueles naturais de qualquer empresa ou
organização:
·
Recursos
financeiros
·
Recursos humanos
·
Recursos
informacionais
·
Recursos
materiais
A destruição de
que fala Sun Tzu está mais relacionada ao esforço em horas de trabalho
estresse, cansaço e fatiga que demanda o projeto para ser executado, e estes
recursos precisam ser economizados e quanto menos forem gastos melhor será para
o resultado final, porém não podem ser gastos menos que o suficiente para
manter a batalha pelas conquistas em um alto padrão.
Segundo as
palavras e explanações geniais do professor Luiz Fernando da Silva Pinto a
estratégia tem um objetivo único que se divide em quatro outros e juntos forma
a composição da conjuntura da estratégia, veja-se:
A arte da
estratégia está diretamente relacionada á arte de identificar bem e capturar
oportunidades, identificar bem e neutralizar ameaças, sustentar posições
(atraentes) já conquistadas e equacionar efeitos desdobrados de crise internas
e externas. Em outras palavras interagir bem com desafios. [...] Sem
objetividade estratégica torna-se problemático participar do desafio
estratégico. (PINTO, 2004, p.93).
Entende-se que
se uma organização se inclina na busca pelos seus objetivos deverão interagir
com desafios diversos e todos eles agindo ao mesmo tempo provocando um
resultados comum, enquanto isto as ações da execução do planejamento também
serão diretamente ligadas entre si em dinâmica concentração para que não se
perca a hora exata de atuar em cada situação.
1.1.2.2 – Busca por objetivos e
metas
Toda organização
precisa ter segurança nas metas que está buscando, esta segurança é relativa,
porém ela pode ser aumentada na medida em que vai aplicando valores em cada
meta e em cada objetivo que vai conseguindo ao longo do processo. Tudo, porém
deve ser previamente definido com antecedência, começando preferencialmente
pelos objetivos a longo prazo.
O planejamento
está mais relacionado à definição de objetivos e metas enquanto que a
estratégia está relacionada ao descobrimento das ações que serão realizadas
para se conseguir estes objetivos e metas. E o detalhamento desta estratégia é
fundamental para estabelecimento de valores e decisão por escolhas. Miyamoto
Musashi foi um ronim do século XVII durante o feudalismo japonês, sua obra
escrita mostra-nos uma importante e culta forma de dar valor aos objetivos
definidos no planejamento. Veja o que ele diz:
Em estratégia há
várias considerações temporais. Desde o início você deve conhecer a alocação de
tempo aplicável e inaplicável, e dentre as coisas grandes e pequenas, maior ou
menor tempo será gasto, levando-se em conta a distância e o ambiente. Esse é o
principal ponto em estratégia. É particularmente importante conhecer o tempo e o
ambiente; caso contrário, sua estratégia será incerta. (MUSASHI, 2002, p.57).
Entende-se que a
definição por objetivos deve ser submetida a avaliação com grau de importância
de cada um, cada objetivo pode ser avaliado de acordo com o tempo em que seja
possível realiza-los e também quanto recurso financeiro, material, humano e
informacional será gasto em cada objetivo. Quando submetidos todos os objetivos
a estas avaliações ficará mais fácil definir a estratégia para se conseguir os
objetivos.
A definição da
lista de objetivos a serem conquistados pode ser definida por poucas reuniões
em um hotel em um final de semana ou em algumas tardes de trabalhos onde o
Brainstorming que é uma ferramenta para revelar ideias será colocada em
prática.
1.1.2.3 - Espírito Empreendedor
Muito
empreendedores no Brasil e no mundo começaram da estaca zero e foram crescendo
profissionalmente a medida que conseguiram superar as adversidades que encontraram
pelo caminho. Segundo Richard Luecke os empreendedores em geral possuem
características comuns.
Muitos livros e
sites fornecem testes que as pessoas podem usar para avaliar sua aptidão ara a
vida empreendedora. Aqui estão algumas das perguntas mais comuns:”
Você pode suportar um
alto nível de risco?
Você é um super
realizador?
Está disposto a dedicar
de dez horas por dia durante um longo período de tempo, inclusive os fins de
semana, para atingir suas metas?
Você costuma começar as
coisas sozinho?
Você se descreveria
como um bom agente de decisões?
Está disposto a colocar
em risco seus fundos pessoais?
Você tem
comprometimento necessário para criar um negócio em face das longas horas e as
chances modestas de sucesso? (LUECKE, 2009, p21).
As perguntas acima nos fazem
refletir na vida evolutiva de dezenas de pessoas que conhecemos e que
conseguiram fazer os seus planos ganharem vida, dentre estas pessoas podemos
citar Eike Batista, Silvio Santos, Abílio Diniz e até outros que foram
realizadores de planos anteriormente considerados insanos e agora desfrutam dos
benefícios de se ter em suas mãos o retorno financeiro dos investimentos
realizados no passado.
Ainda segundo o professor Luiz
Fernando da Silva Pinto algumas outras características compõe o perfil
empreendedor de algumas pessoas. Tais características detém certa similaridade
com as características relacionadas por Richard Luecke e todas elas levam ao
entendimento de que o empreendedor é alguém que faz uma ideia acontecer e
consegue dar vida a ela.
Como entender o
Espírito Empreendedor? Qual é a sua essência? Qual o seu mistério? Todos os
textos de gestão de modo geral destacam as seguintes características de uma
pessoa (ou de uma organização) com espírito empreendedor: vontade de fazer
acontecer, é persistente, obstinado, determinado e resoluto (poder) e aceita
correr riscos. (PINTO, 2004,P.115)
Ao que se entende é que na relação empreendedor e
empreendimento existem uma relação de risco e recompensa onde a possibilidade
positiva da recompensa é superior à possibilidade negativa e então se inclina
em entusiasmo, dedicação, foco nos resultados e especial competência para fazer
acontecer. Assim pessoas comuns retiraram recursos de onde não tinha e fizeram
aquilo que outras consideravam impossíveis. Para ele não existe problemas
impossíveis, não existe a impossibilidade, e para concluir o empreendedor já
citado Abílio Diniz diz uma frase em uma de suas palestras para definir o
empreendedor. “O empreendedor é aquele que se joga e constrói o avião enquanto
cai”.
Caso de sucesso
Bem vindo
(a)!
Você está entrando num mundo de beleza e felicidade.
Todos os meses, milhares de clientes vêm ao Beleza Natural em busca de
autoestima e liberdade.
Em nossos institutos, nossos clientes (na maioria
mulheres) são atendidas por nossas colaboradoras em espaços amplos, femininos,
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o sorriso no rosto e o alto astral da equipe são marcas registradas.
Há mais de 20 anos no mercado, nos tornamos os
especialistas em soluções para cabelos crespos e ondulados, com serviços e
produtos de qualidade e preços acessíveis.
Mais do que isso, nos orgulhamos por ter ajudado a
proporcionar a milhares e milhares de pessoas uma revolução pessoal, mostrando
a elas que cada um pode ser bonito do jeito que é.
Revolucionamos também o conceito de salões de beleza
no Brasil, elevando-o a um patamar antes inimaginável de profissionalização,
gestão empresarial, inovação em processos e produtos.
Desenvolvemos dezenas de serviços e produtos para este
tipo de fio crespo e ondulado, presente em quase 70% da população brasileira,
que até alguns anos era totalmente negligenciada pelo mercado.
Por meio de uma fábrica própria, a Cor Brasil, e de um
intenso programa de inovação, produzimos mensalmente toneladas de cremes,
shampoos, bases para tratamento e outras soluções que fazem a cabeça de nossas
clientes, tornando-as mais seguras para serem quem são.
Estamos presentes nos estados do Rio de Janeiro,
Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Minas Gerais.Já são mais de 40 unidades de negócios, incluindo institutos,
lojas de produtos e quiosques. Temos ainda um plano de expansão que
pretende chegar a todas as regiões do País, levando mais autoestima a milhões de
pessoas.
A figura abaixo mostra o leque de alternativas criados com a
aplicação do conceito de estratégias fortalecidos com o atributo cenários
prospectivos e sua aplicabilidade na construção das estratégias.
Figura 1: Cenários prospectivos
Fechamento do tema
É notório que a globalização dita
as tendências mercadológicas para o mundo, é imprevisível saber se nos próximos
anos haverá alguma paralização da ditadura da globalização só temos a certeza
de que ela tomará caminhos não conhecidos. Sabemos que hoje ela tem influencia
em todo o mundo, países que ficaram de fora e negaram sua influência se
encontram em pleno atraso no desenvolvimento econômico, político e social, a
exemplos disto estão Cuba e Coreia do Norte.
Cada vez mais as organizações
precisarão desenvolver sua competência estratégica e os atributos estratégicos
são fundamentais, elas precisarão ser ágeis, proativas e direcionadas ao
futuro. O professor Luiz Fernando da
Silva Pinto explana com precisão o que seria uma organização competente
estrategicamente quando diz:
Organização estratégica é aquela que,
além de definir os seus alvos, alavanca rumos e pontos de passagem obrigatórios
para a marcha da instituição ou corporação, sendo sempre capaz de reagir de
imediato, e com competência a desafios de percurso inesperados e/ou complexos,
em bloco e de modo decidido visando a pronta solução de problemas. Trata-se da
organização com efetiva maturidade estratégica. (PINTO, 2004,p.274)
Saiba mais e: https://www.youtube.com/watch?v=uayVJWj-AhE
O domínio do mercado e o
recebimento das recompensas ficarão com aquelas empresas e organizações ou
instituições que buscarem uma competência estratégica madura o suficiente para
se projetarem na mesma velocidade que a globalização. Elas definirão previamente
seus objetivos e se volverão com força e determinação em busca dos resultados
gerando vida empreendedora, colhendo os resultados e promovendo a evolução.
O empreendedor continuará a
executar suas ideias. Podemos hoje olhar para o comportamento e escolhas dos
grandes mestres do empreendedorismo e discernir as tendências do mundo. Eles
não criam o futuro apenas possuem uma estratégia madura o suficiente e
fortalecida com atributos sólidos para fazer que o dinheiro que gira no mundo
chegue em suas mão.
Referências bibliográficas
PINTO,
Luiz Fernando da Silva. O homem o arco e
a flecha. Rio de Janeiro: FGV: 2004
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus: 2010.
MUSASHI, Miyamoto. O livro de cinco anéis: São Paulo: Madras: 2002
TZU, Sun. A
arte da guerra: Porto Alegre: L&PM: 2000
LUECKE, Rochard. Ferramentas para empreendedores.
Rio de Janeiro: Record: 2009
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