Códigos de ética

Já ouviu falar em CÓDIGO DE ÉTICA?

           Ética é um assunto que será sempre moderno, e será sempre bem vindo tanto sua abordagem filosófica quanto prática para ensiná-la a cada novo ser humano que surge em nosso mundo. No entanto há uma força contrária neste mundo que será sempre repleto de promoções e eventos que de alguma forma direciona as pessoas para que elas andem no caminho contrário à ética.


           Na abordagem filosófica feita por (Thomas Hobess 2011 p. 101), "...todo homem em seu estado de natureza estão em guerra, uns contra os outros em viver num constante estado de medo de seus companheiros." É neste contexto que surge o que se chama de Contrato Social, onde a terceira figura aparece representada pelo Estado com status de soberano que dará segurança ao homem em troca de sua obediência a um conjunto de leis e regras direcionadoras do comportamento humano. É desta forma que se começa a monitorar o comportamento das pessoas que passam a agir de uma determinada maneira em que se possa conviver bem em sociedade.

           Neste contexto podemos abordar a ética segundo (Pinto, p. 312) "Ser ético é respeitar leis, normas e pessoas,criando fidelidade nas relações". Entende-se que a ética trata-se do como se comportar e do como não se comportar de modo a produzir uma rede de pessoas que se preocupam com a promoção de uma vida digna em sociedade.

            Ainda segundo (Pinto, 2002) o código de ética ou de conduta pode ser considerado uma coluna de sustentação de modelos de gestão organizacional ou de governação política de um estado ou nação. Ele representa uma força extra apoiadora no avanço da instituição em direção aos objetivos que se pretende conquistar, incluindo o campo da responsabilidade social.

Os códigos éticos constituem um dos pilares fundamentais de toda política macro no campo da responsabilidade social, tanto de instituições quanto de corporações. De certa forma, podem ser considerados uma grande força direcionadora para que empresas, instituições e corporações atuem nesse campo. Aos códigos de ética. justapõe-se os códigos de procedimentos e de valores, mesmo que concebidos de forma mais restrita do que aqueles." (Pinto, p.299)

           Além disto um modelo estratégico de construção e distribuição do códigos de ética comprometidos com a transparência e com a sustentabilidade das organizações e nações foi proposto pelo próprio professor Luiz Fernando e está descrito abaixo:

  • Construção dos códigos éticos de procedimentos e de valores.
  • Propagação dos códigos éticos de procedimentos e de valores pelas pirâmides de recursos humanos institucionais e corporativas.
  • "Provocação" de ações sociais, culturais e ambientais na área de influência da empresa ou em pontos de interesse da sociedade organizada como um todo.
  • Desenvolvimento de políticas integradas de responsabilidade social.
(Pinto p. 349)

            Ser ético é também se comprometer com o bem estar social ao mesmo tempo em que se comporta positivamente de modo a produzir uma rede sustentável de relacionamentos que se apoiarão mutuamente na busca de objetivos comuns. Sendo assim, os benefícios de praticar a ética podem ser tanto no campo da responsabilidade social, aumento da credibilidade organizacional junto aos seus stakeholders , aumento nas vendas, senso de pertencimento dos funcionários e promoção a melhores e mais atrativos patamares de operações no mercado mundial.

           Será sempre fundamental ensinar e praticar a ética para que não venhamos considerar como normais os maus comportamentos que vão se tornando comuns em nossa sociedade. Tais comportamentos reprováveis estão presentes nas escolas, nos trabalhos, no trânsito, na família, no futebol de final de semana e escandalosamente em nossa política.



Referências:

PINTO, Luiz Fernando da Silva. Gestão cidadã. Rio de Janeiro. FGV. 2002

KELLY, Paul; Dacombe,Rod; Farndon, Jhon; Hodson, A.S; JOHSON, Jasper; KISHTANY Niall; MEADWAEY, James; PUSCA, Anca; WEEKS, Marcus. O livro da política. São Paulo. Editora: Globo. 2011


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 princípios de vida do melhor samurai de todos os tempos

O Decálogo de Vladimir Llitch Lenin

O sul é meu país?