Como as metas pessoais devem ser estabelecidas


Um dos grandes impedimentos para que pessoas comuns conquistem resultados extraordinários é certamente a incapacidade que elas tem de estabelecer objetivos e metas. Será que há alguma diferença conceitual de grande importância entre o que é objetivo e o que é meta? Como podemos estabelecer objetivos e metas que façam sentido o suficiente para que os alcancemos? Porque muitas pessoas não conseguem realizar seus planos e outras conseguem?
A diferença básica entre objetivos e metas pode ser definida com o objetivo sendo a conquista maior que está situada no tempo futuro e em algum espaço presente e também é muito desafiante além de possuir um grande significado pessoal para quem vai conquistar o objetivo em questão. Enquanto que a meta é a representação de uma fração do objetivo que também é situada em seu próprio tempo e em seu espaço. Para simplificar basta pensar que um objetivo é formado por um conjunto de desafios menores.
Na história de evolução do homem existem inúmeros exemplos práticos de pessoas que estabeleceram objetivos desafiantes para si mesmas e eram objetivos que possuíam significado pessoal de grande importância, e ainda que muitos expectadores duvidassem destas pessoas elas se superaram e conseguiram com maestria realizar os seus planos e provaram para o mundo sua capacidade de realizarem tarefas impossíveis para a maioria.
Há uma frase de Abílio Diniz que diz: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.” Há também outra frase de um palestrante brasileiro de sucesso Waldez Ludwig que diz: “Meta boa é aquela que você estabelece e não tem a menor noção de como irá fazer para conseguir realiza-la”.
Quero apresentar hoje um realizador de grande sucesso na história da Grécia Antiga em sua guerra contra a Pérsia que era um soldado conhecido como Feidípides, nome estranho que merece toda nossa atenção. Leia um texto extraído do Wikipédia que apresenta muito bem este personagem:


                                                               Feidípides de Atenas


“Feidípides ou Fidípides (em grego: Φειδιππιδης) foi um soldado ateniense que, segundo Heródoto, foi enviado para buscar ajuda em Esparta antes da batalha de Maratona, em 490 a.C..Chegou a Esparta um dia depois, tendo corrido uma distância de no mínimo 200 quilômetros. No caminho de volta, conta a lenda que ele encontrou o deus Pan.A prova da maratona baseia-se em que Feidípides teria corrido os 42 km separando Atenas de Maratona a fim de participar da batalha de mesmo nome contra os persas, na primeira das guerras médicas. Os atenienses acabaram vencendo a batalha, e os persas recuando para os seus navios e partindo em direção a Atenas. Com medo de que os persas se vingassem contra a cidade desprotegida e desavisada sobre o destino da batalha de Maratona, Fidípedes teria retornado, sempre correndo, a Atenas para avisar do êxito na batalha. Após ter anunciado a vitória «nenikekamen!», caiu morto, devido à enorme exaustão. Devido ao seu gigantesco esforço, Atenas teve tempo de se organizar, fechar a cidade e passar ilesa ao ataque persa.Celebrando a versão da corrida ter sido entre Atenas e Esparta, ocorre todos os anos uma prova chamada Spartathlon.”

O objetivo de Feidipídes era desafiante porque até aquele momento ninguém jamais teria corrido de Atenas até Esparta em um terreno completamente irregular, pedregoso e perigoso e ainda sendo pressionado pelo adversário e colocando em risco a vida de toda a sua cidade. Este objetivo possuía um significado pessoal porque a guerra entre Atenas e Esparta representava o fim de uma cultura milenar caso ocorresse a vitória da Pérsia que destruiria todas as crenças, construções literatura e governo democrático de Atenas e estabeleceria o governo tirano e ditador de Xerxes.
A corrida de Feidípides era uma corrida para preservação da vida de seu país e não uma corrida por glórias, reconhecimentos e medalhas. O objetivo estava definido em um espaço, pois ele sabia que deveria pedir ajuda em Esparta e em um tempo determinado, pois tinha que ser uma ação rápida.
Algumas pessoas não conseguem realizar seus objetivos porque os mesmo não são definidos de forma clara, não são desafiantes e na maioria não possui um significado pessoal para elas mesmas, e assim esbarram nas primeiras dificuldades e perdem o entusiasmo, motivação, criam bloqueios mentais e crenças limitantes e não conseguem chegar realizar as ações que precisam para conseguir seus objetivos, e tornam-se pessoas comuns que jamais chegarão a nenhum lugar e não realizarão os seus sonhos.
 Você que precisa estabelecer suas metas pense no modelo abaixo que foi idealizado por um cliente que em 2011 eu fiz o seu planejamento pessoal de carreira e de vida, e com a permissão dele insiro aqui seu objetivo citando apenas suas iniciais:

“Serei até o ano de 2018 o melhor consultor de estratégia de empresas do Brasil, ganharei R$ 15.000 reais por mês e sentirei orgulho, felicidade e o gosto da vitória, para isto darei o melhor de mim em estudos concluindo um curso de mestrado e iniciando um curso de doutorado, terei comprometimento, dedicação e entusiasmo, quando conquistar o meu objetivo viverei como sempre sonhei e serei realizado em minha profissão e vida pessoal. Faço hoje um pacto comigo mesmo de que realizarei todas as metas necessárias até que este objetivo seja realizado por completo.”
                                                                                                    RDS/2012 

O grande segredo para transformar um sonho em realidade é que ele precisa ser desafiante e deve ter um significado pessoal, também deve ser claro, realista e acima de tudo envolvente.

Veja um trecho de uma música dos Engenheiros do Havaii.
“Nos livros de história seremos a memória dos dias que virão”
                                                                Humberto Gessinger

Sucesso para você

Referências:
MUSASHI, Miyamoto. O livro de cinco anéis: São Paulo: Madras: 2002
TZU, Sun. A arte da guerra: Porto Alegre: L&PM: 2000
LUECKE, Rochard. Ferramentas para empreendedores. Rio de Janeiro: Record: 2009
NIETZSCHE. Friderick. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo.
NIETZSCHE. Friderick. Assim falava Zaratustra. São Paulo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 princípios de vida do melhor samurai de todos os tempos

O Decálogo de Vladimir Llitch Lenin

O sul é meu país?