Como se tornar um estrategista...

               As pessoas que me conhecem sabem que um assunto que eu gosto e que me chama muito a atenção é referente ao tema: ESTRATÉGIA. Desde os meus 17 anos de idade quando eu ganhei de presente o livro A arte da guerra de Sun Tzu eu tenho me dedicado a estudar o tema com clareza e entusiasmo. Durante estes anos eu perdi a conta de quantos livros eu li, mas bem sei que as pesquisas aprofundadas neste referido tema iniciaram no ano de 2010 após a conclusão de um MBA em Gestão Empresarial onde após quase dois anos e quatorze módulos estudados vi que o tema era abordado por todos os professores, sendo que cada um deles enfatizou a estratégia por um aspecto diferente, alguns nem mesmo pronunciaram a palavra 'estratégia', mas todos contribuíram de alguma forma, e após todos estes anos eu me tornei um estrategista empresarial, ajudando pessoas e empresas a construir o futuro das organizações, empresas, instituições e até de mandatos político  e de governos. No link que abaixo encaminho eu mostro um pouco do trabalho que desenvolvi ao longo destes anos.



              Para ser um estrategista em qualquer área do conhecimento humano, antes é fundamental e necessário que o candidato a estrategista goste muito de estudar, ler, escrever, analisar, argumentar, se capacitar, se formar, ser curioso, desenvolver sua inteligência, contrapor seus próprios conceitos, perder os julgamentos e pré-julgamentos, ser atencioso com as pessoas e observá-las em seu dia a dia, e ao menos ele deverá conseguir aplicar a estratégia em sua própria vida e deverá conseguir resultados que comprovem a eficácia e a eficiência de sua técnica, é portanto necessário ter inclinação para se estudar um tema tão denso, sofisticado, profundo e de difícil interpretação. Musashi (2000, 2002, p.40) diz: "Cada um aprende a estratégia segundo sua inclinação [...] e só compreendi o caminho da estratégia quando estava com cinquenta anos".



           Um dos maiores estrategista de todos os tempos foi Miyamoto Musashi (1584 - 1645), Musashi foi  um Ronin (Samurai sem senhor) que participou da guerra mais importante do Japão no período dos samurais que foi a Guerra de Seri ga Hara, e que embora tenha sido da parte que perdeu a guerra ele sobreviveu e passou a viajar pelo Japão com o objetivo de alcançar a iluminação pela espada, assim ele criou o método de luta com duas espadas, uma curta e outra longa, passou também a escupir e a pintar, esta profissão foi a que o deu subsídio para viver até o dia de sua morte. Musashi desenvolveu sozinho sua estratégia, e foi tão bem sucedido que jamais perdera uma só batalha, e em todas elas ele foi vencedor, derrotando severamente seus inimigos, na maioria das vezes com a morte. E após conseguir implementar sua própria estratégia e ter sido bem sucedido ele disse, Musashi (2000 - 2002) "A estratégia imatura é causa de sofrimento". E para ele fazer a estratégia eficaz é conseguir engendrar um plano e imediatamente colocá-lo em prática, além disto os planos devem ser realistas, e os trabalho devem ser executados de acordo com os planos.

              Para se tornar um estrategista, Musashi estudou com afinco todas as profissões e todas as lutas existentes no Japão em seu período, e a consolidação de seus estudos foram publicadas em seu livro denominado de O livro de cinco anéis, e para explicar como foi o seu próprio desenvolvimento e de como seria de todo aquele que dispusesse a estudar a estratégia ele disse: Musashi (2000 - 2002, p.53) "Pode parecer difícil no começo, mas tudo é difícil no começo".Pelas palavras de Musashi pode-se compreender que para se desenvolver na arte da estratégia é necessário muita dedicação para aprender como fazer a boa estratégia, só assim ele poderá encontrar o caminho que precisa percorrer para ser um grande estrategista.

          Diferentemente de Musashi que estudou tudo sozinho com base na observação e experimentação ou seja, pelo empirismo, nós temos ao nosso dispor um conjunto de livros, artigos acadêmicos, revistas, histórias, filosofias, estudos de caso e uma série de instrumentos importantes para usarmos em nosso desenvolvimento, bastando para isto se dedicar muito aos estudos, pois diferentemente de qualquer outros conhecimento, o estudo da estratégia não permite estudos específicos, e sim estudos diversificados em todas as áreas do conhecimento humano, e é com esta diversidade de estudos que o estrategista consegue se desenvolver e assim saber qual é o 'caminho das pedras' para se conseguir buscar seus objetivos.

                  Se estrategista é um privilégio, é também uma tarefa árdua, porém muito nobre, nesta tarefa está escondido os muitos segredos para se obter êxito em seus objetivos ou daqueles que o estrategista ajudará. Minha vida nos dias de hoje se resume em ajudar pessoas, instituições, organizações, empresas e governos a construírem o futuro que desejam, e a minha grande recompensa é quando meus clientes conseguem alcançar os objetivos que necessitam, assim eu também consigo os meus e podemos comemorar juntos.



Referência:


MUSASHI, Miyamoto. O livro de cinco anéis. Madras. (2000 - 2002), São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 princípios de vida do melhor samurai de todos os tempos

O Decálogo de Vladimir Llitch Lenin

O sul é meu país?