O que é melhor? Ser pobre e doente ou saudável e ganhando dinheiro?

O que é melhor? Ser pobre e doente ou saudável e ganhando dinheiro?

           A pergunta parece óbvia, entretanto algumas pesquisas mostram que organizações em período de crise se acostumam em ser pobres e doentes enquanto poderiam se esforçar em ser saudáveis e ganhando dinheiro (ainda que seja menos) em períodos de crise. Hoje vi uma frase em uma postagem no Facebook que dizia: "A esperança não é uma estratégia de marketing".



          Curiosamente a esperança tem sido a estratégia de marketing de muitos empresários que estão esperando a crise passar ou a situação melhorar para promoverem seus negócios, investirem em propagandas, avançarem resolutamente sobre os desafios e tomar o controle da situação. Outra situação cômica que me faz perceber o uso errôneo da estratégia de marketing como ação propriamente dita é a Hiena Hardy, talvez você mais jovem não conheça mas é um personagem dos desenhos animados que diante das diversas situações de sua vida ela sempre reclamava dizendo: "Óh céus, ó dia, ó azar!!!!", você pode conferir esta hiena no link abaixo para conhecer, ou talvez para se conhecer:


          Para ser saudável e ganhando dinheiro, é necessário que você e sua empresa sejam competentes e maduros estrategicamente o suficiente para avançar de forma resoluta e corajosa sobre os desafios que são naturais e corriqueiros do processo de gestão empresarial e assim identificar e capturar oportunidades, identificar e neutralizar ameaças, sustentar posições anteriormente conquistadas, equacionar períodos de crise e obter um FCA que é a sigla representativa de Fluxo de Caixa Auto Sustentado que por sua vez é o equilíbrio entre receitas, despesas e lucro satisfatório.

          O FCA é em si a segurança de que o futuro da organização estará garantido e consequentemente estarão garantidos também o retorno sobre o capital investido, a contribuição com o mercado e com a sociedade que demanda os produtos e serviços oriundos do motivo de existir da organização e também estarão garantidos os empregos de todos os funcionários, a sustentabilidade das famílias, o processo de compra e venda, a geração de renda, o afastamento da crise, o pagamento de impostos e consequente garantia de funcionamento dos serviços públicos e especialmente estará garantido a independência econômica e financeira do país  como também sua soberania.

          Ser competente e maduro estrategicamente é um processo de abordagem muito inovador em termos de estratégia uma vez que é possível mensurar as competências e assim é possível identificar gaps presentes entre a inteligencia estratégica da organização e a inteligência estratégica do mercado onde ela atua, o processo de mensuração destas competências está expresso no link abaixo em uma apresentação muito densa que foi proferida pelo professor Renato de Souza.






Contato:
emaildorenato01@gmail.com
(31) 9 9617 8147

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 princípios de vida do melhor samurai de todos os tempos

O Decálogo de Vladimir Llitch Lenin

O sul é meu país?