Estratégia – Uma inovadora abordagem
Estratégia é um
plano que objetiva dar à empresa uma vantagem competitiva sobre os rivais por
meio da diferenciação. Estratégia é entender o que você faz, o que quer se
tornar e – mais importante. Focalizar como fazer para chegar lá.
LUECKE, Richard.
PP12
O conceito de estratégica acima
está bem completo e simples ao mesmo tempo. Michael Porter em seus muitos anos
de estudos e aplicações técnicas e práticas de estratégia competitiva concluiu
em primeiríssima mão dizendo que é de fato um importante atributo estratégico a
obtenção de vantagem competitiva. Esta vantagem tem links diretos com a
negociação que se pretende realizar com todos interessados em seu negócio dando
a você um importante hedge no momento da negociação.
Qual vantagem competitiva você
tem em relação aos seus concorrentes?
Você não precisa ser empresário
para se preocupar com a resposta desta pergunta. Se você é um profissional
inserido de alguma forma no mercado de trabalho você tem seus concorrentes e
talvez faça algum sentido para você que você precisa ter uma vantagem
competitiva em relação a cada um deles. E aí? Qual é sua vantagem competitiva?
Na prática e agora, você pode
pegar uma folha de caderno ou mesmo em seu tablet e relacionar quem são os dez
ou doze maiores concorrentes em sua carreira profissional, se ainda você é um
empresário pode relacionar as dez ou doze empresas concorrentes no setor em que
você trabalha. Depois relacione qual é a vantagem competitiva que cada um tem e
ainda relacione qual deles tem a maior vantagem competitiva entre todos. Depois
de fazer esta atividade você pode criar a sua própria vantagem competitiva para
sobressair aos seus concorrentes de maneira estratégica e estar na frente. Isto
não significa que seus concorrentes farão o mesmo.
Exemplos de vantagem competitiva:
Carreira profissional:
1. Inglês
fluente
2. Disponibilidade
para viagens
3. Conhecimento
no mercado internacional
4. Curso
de MBA
5. Experiência
diversificada
6. Cartela
de clientes bem consolidada
7. Relacionamento
interpessoal
Empresas:
1. Ótimo
atendimento ao cliente
2. Foco
na qualidade
3. Custo
baixo
4. Rapidez
na entrega
5. Diversificação
nos produtos
6. Relacionamento
pós venda com o cliente
7. Exclusividade
Entenda o que você faz.
Pense em uma situação bem simples.
Se uma criança de cinco anos pergunta a você o que você faz ou o que sua
empresa faz, o que você responde? Sua resposta é esclarecedora? A criança
entendeu? Se a resposta destas duas ultimas perguntas são positivas você conseguiu
de fato explica o que faz e saberá explicar o mesmo a qualquer pessoa que lhe
pergunte. Outra técnica seria falar durante 03 minutos sem olhar em nenhum
papel sobre o seu negócio ou sua atividade, e você pode falar agora na frente
do espelho sobre estas provocações estratégicas ou para alguém que esteja perto
de você neste momento. Ao final pergunte-se se há alguma dúvida ou se você está
conseguindo explicar tudo o que precisa em 03 minutinhos. Se conseguir, receba
meus parabéns.
Sua atividade de hoje tem
sintonia com quem você quer se tornar amanhã?
É certo que quem pratica a
estratégia tem algum objetivo estabelecido no tempo e no espaço futuro. E para
você que tem seus objetivos e está em busca dele talvez seja hora de começar a
por a mão na massa. O que você está fazendo para encontra no futuro com estes
objetivos? Suas ações para este grande encontro são praticadas diariamente?
Você pode dizer agora que está mais perto de seus objetivos hoje do que estava
ontem?
O grande segredo de uma boa
estratégia é conseguir linkar a teoria com a prática. Bons projetos
estratégicos possuem esta sintonia. É necessário encontrar na prática a efetiva
realização com resultados. Este fato é importante porque somente na vivência
nos possibilita realizar estas conectividades, e esta abordagem é o que de mais
profundo eu encontrei em estratégia. O resto é pura teoria.
LUECK, Richard. Estratégia. Record. 4ª ed. RJ
Professor Renato
Comentários
Postar um comentário