Estratégia – Uma inovadora abordagem


            Estratégia é um plano que objetiva dar à empresa uma vantagem competitiva sobre os rivais por meio da diferenciação. Estratégia é entender o que você faz, o que quer se tornar e – mais importante. Focalizar como fazer para chegar lá.
LUECKE, Richard. PP12




            O conceito de estratégica acima está bem completo e simples ao mesmo tempo. Michael Porter em seus muitos anos de estudos e aplicações técnicas e práticas de estratégia competitiva concluiu em primeiríssima mão dizendo que é de fato um importante atributo estratégico a obtenção de vantagem competitiva. Esta vantagem tem links diretos com a negociação que se pretende realizar com todos interessados em seu negócio dando a você um importante hedge no momento da negociação.

                Qual vantagem competitiva você tem em relação aos seus concorrentes?
Você não precisa ser empresário para se preocupar com a resposta desta pergunta. Se você é um profissional inserido de alguma forma no mercado de trabalho você tem seus concorrentes e talvez faça algum sentido para você que você precisa ter uma vantagem competitiva em relação a cada um deles. E aí? Qual é sua vantagem competitiva?

            Na prática e agora, você pode pegar uma folha de caderno ou mesmo em seu tablet e relacionar quem são os dez ou doze maiores concorrentes em sua carreira profissional, se ainda você é um empresário pode relacionar as dez ou doze empresas concorrentes no setor em que você trabalha. Depois relacione qual é a vantagem competitiva que cada um tem e ainda relacione qual deles tem a maior vantagem competitiva entre todos. Depois de fazer esta atividade você pode criar a sua própria vantagem competitiva para sobressair aos seus concorrentes de maneira estratégica e estar na frente. Isto não significa que seus concorrentes farão o mesmo.

            Exemplos de vantagem competitiva:

       Carreira profissional:

1.       Inglês fluente
2.       Disponibilidade para viagens
3.       Conhecimento no mercado internacional
4.       Curso de MBA
5.       Experiência diversificada
6.       Cartela de clientes bem consolidada
7.       Relacionamento interpessoal

      Empresas:
1.       Ótimo atendimento ao cliente
2.       Foco na qualidade
3.       Custo baixo
4.       Rapidez na entrega
5.       Diversificação nos produtos
6.       Relacionamento pós venda com o cliente
7.       Exclusividade

Entenda o que você faz.

            Pense em uma situação bem simples. Se uma criança de cinco anos pergunta a você o que você faz ou o que sua empresa faz, o que você responde? Sua resposta é esclarecedora? A criança entendeu? Se a resposta destas duas ultimas perguntas são positivas você conseguiu de fato explica o que faz e saberá explicar o mesmo a qualquer pessoa que lhe pergunte. Outra técnica seria falar durante 03 minutos sem olhar em nenhum papel sobre o seu negócio ou sua atividade, e você pode falar agora na frente do espelho sobre estas provocações estratégicas ou para alguém que esteja perto de você neste momento. Ao final pergunte-se se há alguma dúvida ou se você está conseguindo explicar tudo o que precisa em 03 minutinhos. Se conseguir, receba meus parabéns.
Sua atividade de hoje tem sintonia com quem você quer se tornar amanhã?

            É certo que quem pratica a estratégia tem algum objetivo estabelecido no tempo e no espaço futuro. E para você que tem seus objetivos e está em busca dele talvez seja hora de começar a por a mão na massa. O que você está fazendo para encontra no futuro com estes objetivos? Suas ações para este grande encontro são praticadas diariamente? Você pode dizer agora que está mais perto de seus objetivos hoje do que estava ontem?

           O grande segredo de uma boa estratégia é conseguir linkar a teoria com a prática. Bons projetos estratégicos possuem esta sintonia. É necessário encontrar na prática a efetiva realização com resultados. Este fato é importante porque somente na vivência nos possibilita realizar estas conectividades, e esta abordagem é o que de mais profundo eu encontrei em estratégia. O resto é pura teoria.

LUECK, Richard. Estratégia. Record. 4ª ed. RJ

Professor Renato



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