Um novo olhar sobre o futuro da organização


Sem novas luzes não pode fazer revolução para descobrir oportunidades de revolução no setor, deve-se olhar o mundo de uma maneira nova por uma ótica nova.
Gary Hamel, por Luiz Fernando da Silva Pinto

Desde o fim da guerra fria e consequente início da globalização no final da década de 80, as empresas, organizações ou instituições precisaram aprender a pensar e a agir estrategicamente, e a importância por esta aprendizagem foi motivada pela necessidade de sobrevivência de cada empresa em um ambiente mercantil muito mais veloz, obscuro e cruel que iniciava naquela mesma década. Assim o planejamento estratégico ganhou notoriedade e expressivo aperfeiçoamento ao longo dos anos que se seguiram, e nos dias de hoje ele é o fator condutor/ direcionador das ações e das escolhas que se fazem no tempo presente com resultados previstos a serem conquistados no futuro.
Ao falamos em planejamento estratégico, automaticamente falamos de “Visão”. Uma empresa deve saber para onde está caminhando todos os dias e quando chegará ao seu destino este é aquele momento em que os esforços serão recompensados. Willian Shakespeare diz: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”. Hoje uma empresa que não sabe para onde vai, está fadada ao fracasso.
A visão da organização se traduz em sua fotografia de futuro, que mostrará para os acionistas, investidores, clientes internos e externos além de seus fornecedores, toda a estrutura organizacional que ela planeja a longo prazo, dando uma notável ideia de participação no mercado e novos patamares muito mais atrativos alcançados no decorrer dos anos que se seguirão até que este futuro aconteça.
Abaixo há um paralelo metafórico entre os princípios da fotografia moderna e os princípios de estudos fundamentais para se construir uma visão estratégica para qualquer organização.
Fotografia é uma arte, e nesta arte é fundamental que três princípios básicos sejam igualmente analisados para possibilitar a captura da luz de forma equilibrada e correta gerando uma fotografia com boa qualidade. Estes três princípios são: Abertura do diafragma, Velocidade do obturador e ISO. Estes fatores devem interagir sempre juntos e devem ser equilibrados entre si possibilitando a captura de luz necessária para a composição da fotografia. Vejamos como cada um destes importantes atributos podem contribuir para a composição da visão de futuro de sua vida pessoal ou profissional, da organização em que você trabalha ou mesmo se você é o próprio empresário e não quer errar nesta importante questão.

Abertura de diafragma: É a parte de sua câmera fotográfica que permite a passagem da luz que será capturada pelo filme fotográfico ou sensor. Se ele estiver muito aberto, passará muita luz, se o diafragma, portanto estiver pouco aberto passará pouca luz, o diafragma de sua câmera é totalmente manipulável e é o fotógrafo quem define sua abertura de acordo com a quantidade de luz presente em um determinado ambiente.
Aplicação prática: A visão da organização descreve de maneira simples e completa o seu sucesso no futuro, este futuro é sempre incerto no que diz respeito à política, economia, tecnologia, tendências de mercado ou opções de clientes em produtos substitutos ao seu, e é por causa destas incertezas entre outras que existe o risco de investimento em todos os negócios e também é por causa deste fato que ter uma estratégia para alcançar os objetivos é um fator de grande importância. O empresário que está atento em sua organização e em seu sucesso no futuro precisa calibrar a passagem de luz com grande abertura para que as informações vindas da obscuridade do mercado futuro entrem na corporação e sejam filtradas pela inteligência corporativa para assim aproveitar somente o que a interessa em seus negócios. Há diversas informações vindas do futuro, algumas geram oportunidades e outras geram ameaças, ambas são importantes e demandam capacidades empreendedoras para interagir com cada uma delas. As ações práticas para capturar estas informações podem ser leituras de jornais e revistas segmentadas pelo setor que lhe diz respeito ou visitas a workshops, eventos de inovação e tecnologia, além de network em todos os campos que de forma direta ou indireta influenciam positivamente as negociações da empresa.

Velocidade do obturador: O obturador ajuda a limitar a luz que irá atingir o filme ou sensor da câmera fotográfica. Este obturador através de sua velocidade controla a entrada desta luz que já passou pelo diafragma. Ele pode alcançar velocidades incríveis como 500/1, ou seja: Um segundo do tempo do relógio divido em quinhentas partes, mas também ele pode se movimentar lentamente com exposições de trinta segundos ou mais, nestas exposições mais longas o sensor ou filme poderá capturar luzes que a limitação de nossos olhos não percebem sem auxílio de equipamentos modernos.
Aplicação prática: Na busca pela visão de futuro da organização é notório que há diversas informações capturadas que se transformam em oportunidades, para algumas delas precisaremos  velocidade de resposta em outras informações precisaremos exercitar a paciência para não desperdiçarmos as grandes oportunidades que iremos capturar em seu tempo correto. Um fator de sucesso obrigatório para este pleno funcionamento do obturador da empresa será: saber diferenciar os vários tipos de informações e ter discernimento para saber atuar com a velocidade ideal em cada situação. As ações práticas se traduzirão na formação de um grupo de pessoas escolhidas em toda a pirâmide hierárquica da organização que atuarão na inteligência corporativa e nas reuniões para se definir o conjunto de ações competentes o suficiente para capturar oportunidades ou mesmo neutralizar ameaças em qualquer cenário futuro. Lembre-se que a inteligência coletiva é “n” vezes à inteligência individual.

ISO ou ASA: Por fim temos que trabalhar a sensibilidade à luz. O ISO ou ASA conforme época em que você aprendeu a fotografar é a representação da sensibilidade do filme fotográfico ou sensor que capturará a luz, formando a fotografia. Quanto maior a sensibilidade, maior será a captura de luz. Esta sensibilidade precisa ser na medida certa, nem pouco nem muito para não causar ruídos de imagem indesejáveis em sua fotografia.
Aplicação prática: Para capturar oportunidades ou ameaças no futuro precisamos estar sensíveis às muitas informações que dele provém, todos os dias e a todos os momentos nas diversas áreas do conhecimento humano.
Como saberemos se estamos com a sensibilidade correta?
R: Se tivermos um grupo de pessoas pensando e agindo estrategicamente, saberemos que estamos com a sensibilidade correta quando conseguirmos transformar ameaças em oportunidades e também a aproveitar todas as oportunidades que surgem no mercado. E assim veremos a organização com expressiva vontade estratégica galgando novos patamares em direção ao seu sucesso.
Buscar informações nos meios de comunicação e avalia-las junto à Inteligência estratégica para que as oportunidades sejam capturadas e avaliadas em sua viabilidade econômica com alterações positivas no fluxo de caixa.
Para contribuir positivamente em todos os três princípios acima uma câmera fotográfica poderá ser usada com o flash ou mesmo sem ele. O flash é a adição de uma luz que possibilitará o melhor funcionamento da câmera e maior personalização da fotografia. Na prática de sua empresa você conseguirá fortalecer a estratégica de sua organização se por sua livre escolha adicionar atributos estratégicos ou o “flash” que darão maior qualidade e maiores garantias de que as ações táticas funcionarão na prática para a captura de oportunidades. Entre estes atributos estão:
·     Espírito empreendedor
·     Busca por objetivos e metas
·     Harmonia
·     Foco na gestão de pessoas
·     Busca pela qualidade e excelência
·     Conhecimento setorial e busca pela modernização
·     Liderança estratégica
·     Vontade estratégica de ser cada vez melhor
Oito atributos estratégicos entre os mais de setenta encontrados nos mais diversificados conceitos e aplicações práticas de estratégica são suficientes para que sua empresa, organização ou mesmo sua vida pessoal e profissional tenha grande sucesso, e também para que você atinja os objetivos previamente definidos e receba a recompensa pelos muitos esforços empregados durante um longo tempo. O trabalho sempre vem antes do dinheiro.
 “Se perdido o espaço, é possível de se tomar novamente, mas o tempo perdido jamais pode ser recuperado”.
Sun Tzu

Exemplos de missão de algumas empresas

Instituto Seve-in Business Coaching: (Consultoria para a indústria) - Ser referência em assessoria e consultoria integrada e personalizada em inteligência estratégica.
Doze Futebol Clube (Clube futebol empresa do Espírito Santo): Ser um clube de futebol moderno que multiplica seu conceito e sua prática de gestão para outras modalidades esportivas e para o mundo corporativo.

Renato de Souza

Professor de estratégia & Fotógrafo por puro hobbie

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 princípios de vida do melhor samurai de todos os tempos

O Decálogo de Vladimir Llitch Lenin

O sul é meu país?