Um novo olhar sobre o futuro da organização
Sem novas luzes
não pode fazer revolução para descobrir oportunidades de revolução no setor,
deve-se olhar o mundo de uma maneira nova por uma ótica nova.
Gary Hamel, por
Luiz Fernando da Silva Pinto
Desde o fim da guerra fria e consequente início da
globalização no final da década de 80, as empresas, organizações ou
instituições precisaram aprender a pensar e a agir estrategicamente, e a
importância por esta aprendizagem foi motivada pela necessidade de sobrevivência
de cada empresa em um ambiente mercantil muito mais veloz, obscuro e cruel que
iniciava naquela mesma década. Assim o planejamento estratégico ganhou
notoriedade e expressivo aperfeiçoamento ao longo dos anos que se seguiram, e
nos dias de hoje ele é o fator condutor/ direcionador das ações e das escolhas
que se fazem no tempo presente com resultados previstos a serem conquistados no
futuro.
Ao falamos em planejamento estratégico,
automaticamente falamos de “Visão”. Uma empresa deve saber para onde está
caminhando todos os dias e quando chegará ao seu destino este é aquele momento
em que os esforços serão recompensados. Willian Shakespeare diz: “Para quem não
sabe para onde vai, qualquer lugar serve”. Hoje uma empresa que não sabe para
onde vai, está fadada ao fracasso.
A visão da organização se traduz em sua fotografia de
futuro, que mostrará para os acionistas, investidores, clientes internos e
externos além de seus fornecedores, toda a estrutura organizacional que ela
planeja a longo prazo, dando uma notável ideia de participação no mercado e
novos patamares muito mais atrativos alcançados no decorrer dos anos que se
seguirão até que este futuro aconteça.
Abaixo há um paralelo metafórico entre os princípios
da fotografia moderna e os princípios de estudos fundamentais para se construir
uma visão estratégica para qualquer organização.
Fotografia é uma arte, e nesta arte é fundamental que
três princípios básicos sejam igualmente analisados para possibilitar a captura
da luz de forma equilibrada e correta gerando uma fotografia com boa qualidade.
Estes três princípios são: Abertura do diafragma, Velocidade do obturador e
ISO. Estes fatores devem interagir sempre juntos e devem ser equilibrados entre
si possibilitando a captura de luz necessária para a composição da fotografia.
Vejamos como cada um destes importantes atributos podem contribuir para a
composição da visão de futuro de sua vida pessoal ou profissional, da
organização em que você trabalha ou mesmo se você é o próprio empresário e não
quer errar nesta importante questão.
Abertura de
diafragma: É a parte de sua câmera fotográfica que permite a passagem da
luz que será capturada pelo filme fotográfico ou sensor. Se ele estiver muito
aberto, passará muita luz, se o diafragma, portanto estiver pouco aberto
passará pouca luz, o diafragma de sua câmera é totalmente manipulável e é o fotógrafo
quem define sua abertura de acordo com a quantidade de luz presente em um
determinado ambiente.
Aplicação
prática: A visão da organização descreve de maneira simples e completa o
seu sucesso no futuro, este futuro é sempre incerto no que diz respeito à
política, economia, tecnologia, tendências de mercado ou opções de clientes em
produtos substitutos ao seu, e é por causa destas incertezas entre outras que
existe o risco de investimento em todos os negócios e também é por causa deste
fato que ter uma estratégia para alcançar os objetivos é um fator de grande
importância. O empresário que está atento em sua organização e em seu sucesso
no futuro precisa calibrar a passagem de luz com grande abertura para que as
informações vindas da obscuridade do mercado futuro entrem na corporação e sejam
filtradas pela inteligência corporativa para assim aproveitar somente o que a
interessa em seus negócios. Há diversas informações vindas do futuro, algumas
geram oportunidades e outras geram ameaças, ambas são importantes e demandam
capacidades empreendedoras para interagir com cada uma delas. As ações práticas
para capturar estas informações podem ser leituras de jornais e revistas
segmentadas pelo setor que lhe diz respeito ou visitas a workshops, eventos de
inovação e tecnologia, além de network em todos os campos que de forma direta
ou indireta influenciam positivamente as negociações da empresa.
Velocidade do
obturador: O obturador ajuda a limitar a luz que irá atingir o filme ou
sensor da câmera fotográfica. Este obturador através de sua velocidade controla
a entrada desta luz que já passou pelo diafragma. Ele pode alcançar velocidades
incríveis como 500/1, ou seja: Um segundo do tempo do relógio divido em
quinhentas partes, mas também ele pode se movimentar lentamente com exposições
de trinta segundos ou mais, nestas exposições mais longas o sensor ou filme poderá
capturar luzes que a limitação de nossos olhos não percebem sem auxílio de
equipamentos modernos.
Aplicação
prática: Na busca pela visão de futuro da organização é notório que há
diversas informações capturadas que se transformam em oportunidades, para
algumas delas precisaremos velocidade de
resposta em outras informações precisaremos exercitar a paciência para não desperdiçarmos
as grandes oportunidades que iremos capturar em seu tempo correto. Um fator de
sucesso obrigatório para este pleno funcionamento do obturador da empresa será: saber diferenciar os vários tipos de
informações e ter discernimento para saber atuar com a velocidade ideal em cada
situação. As ações práticas se traduzirão na formação de um grupo de pessoas
escolhidas em toda a pirâmide hierárquica da organização que atuarão na
inteligência corporativa e nas reuniões para se definir o conjunto de ações
competentes o suficiente para capturar oportunidades ou mesmo neutralizar
ameaças em qualquer cenário futuro. Lembre-se que a inteligência coletiva é “n”
vezes à inteligência individual.
ISO ou ASA: Por
fim temos que trabalhar a sensibilidade à luz. O ISO ou ASA conforme época em
que você aprendeu a fotografar é a representação da sensibilidade do filme
fotográfico ou sensor que capturará a luz, formando a fotografia. Quanto maior
a sensibilidade, maior será a captura de luz. Esta sensibilidade precisa ser na
medida certa, nem pouco nem muito para não causar ruídos de imagem indesejáveis
em sua fotografia.
Aplicação
prática: Para capturar oportunidades ou ameaças no futuro precisamos estar
sensíveis às muitas informações que dele provém, todos os dias e a todos os
momentos nas diversas áreas do conhecimento humano.
Como saberemos se estamos com a sensibilidade
correta?
R: Se tivermos um grupo de pessoas pensando e agindo
estrategicamente, saberemos que estamos com a sensibilidade correta quando
conseguirmos transformar ameaças em oportunidades e também a aproveitar todas
as oportunidades que surgem no mercado. E assim veremos a organização com
expressiva vontade estratégica galgando novos patamares em direção ao seu
sucesso.
Buscar informações nos meios de comunicação e
avalia-las junto à Inteligência estratégica para que as oportunidades sejam
capturadas e avaliadas em sua viabilidade econômica com alterações positivas no
fluxo de caixa.
Para contribuir positivamente em todos os três
princípios acima uma câmera fotográfica poderá ser usada com o flash ou mesmo
sem ele. O flash é a adição de uma luz que possibilitará o melhor funcionamento
da câmera e maior personalização da fotografia. Na prática de sua empresa você
conseguirá fortalecer a estratégica de sua organização se por sua livre escolha
adicionar atributos estratégicos ou o “flash” que darão maior qualidade e maiores
garantias de que as ações táticas funcionarão na prática para a captura de
oportunidades. Entre estes atributos estão:
·
Espírito empreendedor
·
Busca por objetivos e metas
·
Harmonia
·
Foco na gestão de pessoas
·
Busca pela qualidade e excelência
·
Conhecimento setorial e busca pela modernização
·
Liderança estratégica
·
Vontade estratégica de ser cada vez melhor
Oito atributos estratégicos entre os mais de setenta
encontrados nos mais diversificados conceitos e aplicações práticas de
estratégica são suficientes para que sua empresa, organização ou mesmo sua vida
pessoal e profissional tenha grande sucesso, e também para que você atinja os
objetivos previamente definidos e receba a recompensa pelos muitos esforços
empregados durante um longo tempo. O trabalho sempre vem antes do dinheiro.
“Se perdido o espaço, é possível de se tomar
novamente, mas o tempo perdido jamais pode ser recuperado”.
Sun Tzu
Exemplos de
missão de algumas empresas
Instituto
Seve-in Business Coaching: (Consultoria para a indústria) - Ser referência
em assessoria e consultoria integrada e personalizada em inteligência
estratégica.
Doze Futebol
Clube (Clube futebol empresa do Espírito Santo): Ser um clube de futebol moderno que multiplica seu conceito e sua
prática de gestão para outras modalidades esportivas e para o mundo
corporativo.
Renato
de Souza
Professor
de estratégia & Fotógrafo por puro hobbie
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