CROWDMANAGING: Método de gestão


“Um século atrás, um punhado de empresas lutou para construir organizações confiáveis o bastante para tirar proveito da emergente economia de consumo de massa. As que conseguiram, ganharam enorme notoriedade: General Motors, Toyota, DuPont, Standard Oil, entre outras. Hoje, confiabilidade não é mais uma vantagem competitiva crucial, estamos num novo ponto de inflexão. As organizações que ficarão conhecidas neste século serão reconhecidas pela inovação eficiente e sustentada em grande escala. A chave dessa capacidade não é a lealdade à empresa nem a autonomia do agente livre; é, sim, fruto da gestão de uma forte comunidade colaborativa.”



Charles Heckscher, professor da School of Management e diretor do Center for Organizational Learning and Transformation, nos EUA.

            Crowdmanaging: (Gestão compartilhada ou gestão pela multidão) É um método de gestão baseado em estudos científicos provindos de três importantes universidades americanas: Michigan, South California e Missouri este modelo foi aprimorado e implantado no Brasil pelo empresário Israel Levi no ano de 2014 – Basicamente este método comprova que a decisão de um grupo é sempre mais sábia que a decisão do indivíduo mais sábio deste grupo. Os testes realizados comprovaram que quanto maior for o número de pessoas consultadas para uma decisão maior e melhor será a assertividade encontrada.
            Para que o método de gestão colaborativa funcione é necessário que uma tomada de decisão seja submetida a uma votação e esta votação precisa ser praticada de forma livre, competitiva e sem manipulação por meio democrático por um grupo de pessoas. Este grupo deverá conter uma diversidade cultural, classes sociais, crenças e valores divergentes, deverá também contar com o princípio da imparcialidade nas votações excluindo inclusive seus possíveis grupos de interesse e por ultimo ao princípio da quantidade que conduzirá o resultado à sua melhor qualidade quanto maior for a amostra deste grupo.
            A gestão compartilhada é melhor e mais efetiva ferramenta para se trabalhar no meio democrático. Desde o início de sua aplicação ela deverá contar com uma tríade de valores de fundamental importância para que sua eficácia seja garantida gerando os resultados esperados, tais valores praticados são a ética, a transparência e o comprometimento com a sustentabilidade no processo decisório, sem os quais não se faz democracia.


Agradecimentos especiais ao amigo: Israel Levi & Doze Futebol Clube

Referências:
HOWE, Jeff. O poder das multidões. Elserver. 2ª ed. 2008 SP
TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wiknomics. Nova Fronteira. 2006. RJ
TZU, Sun. A arte da guerra. Hunter. Ed 1ª. 2014. São Paulo.
SUROWIECKI, James. A SABEDORIA DA MULTIDÃO. Record 2004. RJ 

Professor Renato
(31) 36221907
coachrenato@yahoo.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 princípios de vida do melhor samurai de todos os tempos

O Decálogo de Vladimir Llitch Lenin

O sul é meu país?