CROWDMANAGING: Método de gestão
“Um século atrás, um punhado de empresas lutou para construir organizações confiáveis o bastante para tirar proveito da emergente economia de consumo de massa. As que conseguiram, ganharam enorme notoriedade: General Motors, Toyota, DuPont, Standard Oil, entre outras. Hoje, confiabilidade não é mais uma vantagem competitiva crucial, estamos num novo ponto de inflexão. As organizações que ficarão conhecidas neste século serão reconhecidas pela inovação eficiente e sustentada em grande escala. A chave dessa capacidade não é a lealdade à empresa nem a autonomia do agente livre; é, sim, fruto da gestão de uma forte comunidade colaborativa.”
Charles Heckscher, professor da School of Management e diretor do Center for Organizational Learning and Transformation, nos EUA.
Crowdmanaging:
(Gestão compartilhada ou
gestão pela multidão) É um método de gestão baseado em estudos científicos provindos
de três importantes universidades americanas: Michigan, South California e
Missouri este modelo foi aprimorado e implantado no Brasil pelo empresário Israel Levi no ano de 2014 – Basicamente este método comprova que a decisão de
um grupo é sempre mais sábia que a decisão do indivíduo mais sábio deste grupo.
Os testes realizados comprovaram que quanto maior for o número de pessoas
consultadas para uma decisão maior e melhor será a assertividade encontrada.
Para que o método de gestão colaborativa funcione é
necessário que uma tomada de decisão seja submetida a uma votação e esta
votação precisa ser praticada de forma livre, competitiva e sem manipulação por
meio democrático por um grupo de pessoas. Este grupo deverá conter uma diversidade
cultural, classes sociais, crenças e valores divergentes, deverá também contar
com o princípio da imparcialidade nas votações excluindo inclusive seus
possíveis grupos de interesse e por ultimo ao princípio da quantidade
que conduzirá o resultado à sua melhor qualidade quanto maior for a amostra
deste grupo.
A gestão compartilhada é melhor e mais efetiva
ferramenta para se trabalhar no meio democrático. Desde o início de sua
aplicação ela deverá contar com uma tríade de valores de fundamental importância
para que sua eficácia seja garantida gerando os resultados esperados, tais
valores praticados são a ética, a transparência e o comprometimento com a
sustentabilidade no processo decisório, sem os quais não se faz democracia.
Agradecimentos especiais ao amigo: Israel Levi & Doze Futebol Clube
Referências:
HOWE,
Jeff. O poder das multidões.
Elserver. 2ª ed. 2008 SP
TAPSCOTT,
Don; WILLIAMS, Anthony D. Wiknomics.
Nova Fronteira. 2006. RJ
TZU,
Sun. A arte da guerra. Hunter. Ed
1ª. 2014. São Paulo.
SUROWIECKI, James. A SABEDORIA DA MULTIDÃO. Record 2004. RJ
Professor Renato
(31) 36221907
coachrenato@yahoo.com.br
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