Formulando estratégias
Muitos
empreendedores da atualidade tem a difícil missão a cada novo período de traçar
o planejamento estratégico de sua empresa. Alguns dizem não ter tempo e outros
dizem não saberem fazer.
Verdadeiramente
pagarão um alto preço por optarem não fazer um planejamento estratégico.
A imagem em
questão nos faz lembrar uma célebre frase de nosso amado Willian Shakespeare
que diz: “Depois de algum tempo você aprende que se você não sabe para onde
vai, qualquer caminho serve”. Mas para quem sabe para onde vai não poderá trilhar qualquer caminho.
O planejamento
estratégico tem o objetivo de definir junto ao investidor o destino da qual a
organização precisa ir, e também suas metas ao longo do caminho que ajudarão a mensurar
se você está ou não no caminho certo, se precisa ou não mudar as ações para
continuar caminhando na direção correta.
O planejamento
estratégico tem a nobre função de responder a três perguntas básicas, as
respostas ajudarão a elucidar as ideias e mensurar as ações para que possamos
identificar as oportunidades e ameaças, sustentar posições anteriormente
conquistadas e equacionar períodos de crise.
Tais perguntas são:
1 – Para onde você quer ir?
2 – Onde você está hoje?
3 – Quais ações te levarão ao
local desejado?
Estas e outras perguntas farão
com que seu planejamento tenha sucesso e consequentemente o seu negócio em
questão. Você deve apenas se lembrar que nunca precisará ter todas as respostas
para analisar uma oportunidade qualquer, se isto ocorrer pode ser que você já
tenha perdido a oportunidade. Tenha as informações suficientes e saiba como usa-las em seu favor.
Pergunte-se também: Quem eu serei no futuro? Em quanto tempo este futuro chegará? E qual será minha recompensa quando o futuro chegar e eu tiver feito tudo o que foi necessário fazer?
Assim você saberá qual será a sua estratégia e todos os atributos relacionados a ela.
Após o planejamento é necessário
executá-lo com ações disciplinadas e direcionadas para o futuro da organização.
Sempre será necessário fazer ajustes neste planejamento, e precisa ser
efetivamente feito. Conheça o seu planejamento e saiba falar dele na ponta da
língua ao mesmo tempo que o tenha junto a você, em livro, apostila ou
em um computador. Lembre-se sempre que é melhor ter um planejamento do que não ter nenhum
e ter uma boa estratégia é mais importante que ter uma boa qualidade. Coloque-se
a trabalhar agora fazendo hoje tudo aquilo que você pode fazer depois me conte os resultados.
A imagem em questão foi extraída de um CD que ganhei de presente em um curso de MBA na Fundação Getúlio Vargas no ano de 2009 do professor Alexander Baer a quem agradeço e quem muito contribuiu com meu trajeto até aqui.
Professor Renato
(31) 36221907
coachrenato@yahoo.com.br
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